Às vésperas da abertura do Campeonato Brasileiro da Série C, que começa neste final de semana, o departamento técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu aval aos estádios de todos os 63 clubes participantes.
Segundo a entidade, todos os estádios apresentaram os laudos técnicos – do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária.
Na verdade, a entidade, como de costume, faz vista grossa nesta primeira fase, mesmo porque muitos clubes, principalmente das regiões Norte e Nordeste, têm fortes padrinhos políticos. Na fase final, com oito clubes, a CBF exige a capacidade mínima para 10 mil torcedores.
Mas foi na Série C, no ano passado, que aconteceu o incidente mais grave no País. Sete pessoas morreram na Fonte Nova, em Salvador, quando alguns degraus das arquibancadas cederam. O estádio de Salvador recebia perto de 60 mil torcedores.
Num comunicado oficial, assinado pelo diretor Virgilio Eliseo, exibido em seu site oficial, em certo trecho diz que "temos a satisfação de registrar que todos os estádios estão regularizados".
Mudanças de jogos
Mas, nesta quinta-feira (3), o próprio departamento técnico oficializou a mudança de três jogos. Um deles entre Linhares-ES e Boavista-RJ, válido pelo Grupo 12, que seria realizado no estádio Joaquim Calmom, em Linhares, foi transferido para o estádio Conilon, em Jaguaré. O motivo foi a falta de laudo do Corpo de Bombeiros.
O outro clube capixaba da Série C também foi impedido de estrear em casa. A partida entre Serra-ES e América-MG foi transferida do estádio Robertão, em Serra, para o estádio Aracruz. O motivo é o mesmo: falta de liberação por parte do Corpo de Bombeiros.
Por fim, a CBF anunciou a alteração do local do jogo entre América-MG e Duque de Caxias-RJ, pela 2.ª rodada, no próximo dia 9. O confronto será realizado no estádio Juca Pedro, em Formiga, Minas Gerais.
A Série C começa neste domingo com 63 clubes e 16 grupos. Cada um tem quatro equipes. A exceção é o Grupo 1, formada por três times porque Rondônia não indicou seu representante.
A competição ganhou mais importância pelo fato de que a CBF vai formar, em 2009, a Série D. Sendo assim, esta edição terá caráter classificatório para os 20 primeiros colocados. Os quatro finalistas vão ascender à Série B, enquanto os outros 16 vão se juntar aos quatro rebaixados da Série B para formar um total de 20 clubes.