A CBF sorteará hoje, à partir das 10h, os confrontos da Copa do Brasil deste ano. No entanto, ao contrário das edições passadas, além de o sorteio ser público, também seguirá um novo formato. Os 80 clubes que fazem parte da primeira fase, foram divididos em 8 grupos, com dez representantes cada. A definição de cada grupo, nominado de A a H, foi por conta do Ranking Nacional de Clubes da CBF, com o A com os melhores colocados e assim sucessivamente até o H, com os piores ranqueados. Por critério da entidade máxima do futebol, ficou definido os seguintes duelos de grupos: A x E, B x F, C x G e D x H.

continua após a publicidade

Assim, o Coritiba, 13.º do ranking, ficou no grupo A, uma vez que três times que estão à sua frente estão na Libertadores, e terá pela frente na primeira fase um dos seguintes adversários: Horizonte-CE, Remo, Mixto-MT, CSA, Botafogo-PB, J.Malucelli, Cene-MS, Vilhena-RO, Bahia de Feira-BA, Resende-RJ. Caso o Jotinha seja o adversário coxa-branca, pela primeira vez dois times paranaenses se enfrentarão na Copa do Brasil.

O Paraná está no grupo C e terá como rival um representante do grupo G: Maranhão, Paragominas-PA, Goianésia-GO, Lajeadense-RS, São Bernardo, Santos-AP, Boavista-RJ, Rio Branco-AC ou Real Noroeste-ES (as duas equipes disputarão a vaga), Desportiva-ES e Santa Rita-AL.

Por fim, o Londrina, que será o representante do interior paranaense, está no grupo F, tendo seus rivais saindo do grupo B: Bahia, Ponte Preta, Atlético-GO, Portuguesa, Náutico, Ceará, Avaí, Sport, Figueirense e Criciúma.

continua após a publicidade

Após o sorteio, a CBF já irá definir o chaveamento de todos os confrontos até as oitavas de final.

Regulamento

continua após a publicidade

A CBF irá repetir na Copa do Brasil deste ano o mesmo formato utilizado na temporada passada, quando os participantes da Libertadores retornaram ao torneio. No total, 86 clubes farão parte da segunda principal competição do País, com 80 deles iniciando na primeira fase. A competição segue no tradicional mata-mata, até restarem apenas 10 times.

Somente a partir das oitavas (quarta fase) é que as seis equipes que estão no torneio continental – Atlético, Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio – serão encaixadas, junto às outras 10 classificadas. Totalizando 16 concorrentes, um novo sorteio será realizado, também já definindo o chaveamento até a grande decisão, que acontecerá no final de novembro, assim como em 2013.