CBF estuda banir consumo da cerveja nos estádios

A tradicional cervejinha pode estar com os dias contados nos estádios de futebol. A CBF estuda banir a venda de bebida alcoólica durante as partidas em competições sob sua organização – Brasileirão e Copa do Brasil. A polêmica medida, que deve ser anunciada na 6.ª-feira em conjunto com o Ministério Público, já entrou em vigor em alguns estados.

A norma foi proposta pela Comissão Permanente de Adoção de Medidas de Prevenção à Violência nos Estádios, grupo organizado pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) em parceria com a CBF. Além da proibição de venda antes e durante os jogos, os torcedores não poderão entrar nos estádios com bebida e haverá punição a quem for flagrado consumindo ou vendendo álcool.

A medida faz parte de um estudo, já em fase de conclusão, que visa ao reforço da segurança aos estádios brasileiros. Outras determinações a serem anunciadas são o cadastramento dos integrantes das torcidas organizadas e o aperto na fiscalização sobre a emissão de laudos técnicos dos estádios por parte de Vigilância Sanitária, PM e Corpo de Bombeiros. Um dos exemplos que inspiram o CNPG e a CBF é a proibição do consumo de bebidas alcoólicas no Mineirão, em Belo Horizonte. O promotor José Antônio Baeta de Melo Cançado, do Ministério Público Estadual de Minas Gerais, afirma que o número de ocorrências envolvendo torcedores diminuiu significativamente desde a adoção da medida, em janeiro de 2007.

Em São Paulo, uma lei estadual proíbe o consumo de álcool nos estádios e ginásios esportivos. Norma semelhante foi aprovada no mês passado pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e passará a vigorar em 2009 – só escaparam os eventos amadores que reunirem menos de cinco mil pessoas. Já a FIFA proíbe a venda de bebidas nos eventos que organiza desde a Copa do Mundo de 1998.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo