Atlético, Coritiba, Paraná e Operário já sabem o caminho que irão trilhar na Copa do Brasil 2012. A CBF divulgou ontem a tabela da competição, que terá as datas dos confrontos anunciadas até sexta-feira. A tendência é que a 1.ª fase aconteça nos dias 7, 14 e 21 de março.

continua após a publicidade

Atual vice-campeão do torneio, o Coritiba estreia diante do Nacional, vice-campeão do Amazonas em 2011. Esse duelo Coritiba x Nacional-AM já houve em 2001. Os dois se enfrentaram, pela segunda fase, com o Coxa classificando após empate por 2 x 2 no Vivaldão e vitória por 2 x 1 no Couto Pereira.

Para repetir a campanha desta temporada, o Coxa terá que encarar o vencedor de ASA-AL x Santa Quitéria-MA. Avançando, terá como possíveis rivais como Sport, Botafogo, São Paulo e Atlético-MG, até uma eventual final.

Já o Atlético terá pela frente o Sampaio Corrêa, campeão maranhense. Os dois clubes já se enfrentam na Copa do Brasil em duas ocasiões. Na primeira, em 1999, também pela 1.ª fase, o Rubro-negro não deu chances para o azar. Venceu por 3 x 1 no Castelão e se classificou sem precisar do jogo de volta. Em 2010, pela 2.ª fase, o Atlético empatou por 1 x 1 no Nhozinho Santos e depois ganhou por 2 x 0 na Arena.

continua após a publicidade

Nas fases seguintes, o Furacão irá enfrentar o ganhador de Criciúma x Madureira e provavelmente o Cruzeiro nas oitavas.

Classificado pelo ranking da CBF, o Paraná terá pela frente a Luverdense, do Mato Grosso, que se classificou por meio de uma seletiva no Estado. Caso se classifique, o Tricolor pega na 2.ª fase o vencedor de Ceará x Gama e depois poderá encara um clube de Série A: o Palmeiras.

continua após a publicidade

O quarto representante paranaense será o Operário. Pela frente, terá o Juventude – 3.º colocado no Gaúcho. Se avançar, o Fantasma terá pela frente o vencedor de Portuguesa x Cuiabá, podendo na sequência encarar adversários como Remo, Bahia e Grêmio.