Sempre tendo problemas com liminares nos últimos oito anos, o campeonato brasileiro acabou vítima de ?formulismos? e viradas de mesa, algumas delas em cima da hora. Isso fazia a CBF atrasar indefinidamente a programação da competição, apresentando a tabela completa às vésperas do início do torneio. Criou-se inclusive uma tradição: a primeira rodada era divulgada muito tempo antes do restante, para ?saciar? os clubes e os interessados.
O atraso obrigava os clubes a correrem para conseguir acomodações em todas as cidades em que iriam jogar, além de causar vários contratempos – que facilitavam os adiamentos e os arranjos da tabela ao gosto dos mais espertos, como Eurico Miranda. Em 1999, ele fez com que a CBF adiasse três vezes a partida contra o Palmeiras, porque não aceitava jogar sem os jogadores convocados para a seleção. Não adiantou muito: quando finalmente jogaram, deu Palmeiras, 2×0.
Agora, está tudo no papel, e com apenas uma alteração de data que impede a realização completa de uma rodada – o Paysandu não joga a rodada do dia 11 de outubro, por causa do Círio de Nazaré. De resto, os jogos estão marcados, levando em conta a participação de Grêmio, Corinthians, Santos e do próprio Paysandu na Taça Libertadores, os amistosos da seleção, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana, que terão datas específicas.
E a primeira grande novidade da tabela é o horário dos jogos. A rodada de abertura apresenta quatro partidas às 18h, entre elas Atlético-PR e Grêmio, na Arena. Este será o horário da TV a cabo (a princípio, apenas o Sportv), que também será agraciada com jogos ao domingo – no dia 30 de março, o Paraná vai a Santos enfrentar o campeão brasileiro nesse horário. O Coritiba joga no tradicional horário das 16h contra o Flamengo, no Maracanã.
Logo na segunda rodada (dia 5 de abril) acontece o primeiro clássico local da competição: o Paraná recebe o Atlético, no Pinheirão, às 16h. No primeiro turno, os outros clássicos acontecem em 4 de maio (Coritiba x Paraná, no Alto da Glória) e 14 de junho (Atletiba com mando alviverde). Os jogos de ?volta? acontecem em 6 de agosto (Atlético x Paraná), 14 de setembro (Paraná x Coritiba) e 11 de outubro (Atlético x Coritba).
Disputa
Como SBT e Record ainda estão interessados em transmitir o campeonato brasileiro (que, por enquanto, é exclusividade da Globo), a CBF foi precavida ao divulgar a tabela. Em momento algum ela cita nome de emissoras de TV, apenas apontando quais jogos serão transmitidos pela TV aberta, a cabo ou pay- per-view.