A CBF divulgou ontem o novo formato de disputa das Série C e D do Brasileirão. Na 3.ª divisão, os clubes serão divididos em quatro grupos de cinco, em vez de duas chaves de dez, como estava previsto anteriormente.
A divisão foi definida regionalmente. Classificam-se dois times por grupo, e depois eles se enfrentam em disputas eliminatórias sucessivas até que se conheça o campeão. Os quatro semifinalistas sobem à Série B em 2010. O Paraná não tem representantes na Série C.
Na Série D, serão dez grupos de quatro clubes cada, também divididos por critério geográfico. Os dois primeiros de cada grupo avançam à segunda fase. Segundo a CBF, a partir daí os times de enfrentam em mata-matas que terão 20, 10, 8, 4 e 2 clubes – o confuso não foi explicado e deixa margem a dúvidas.
A entidade anunciou que deve detalhar o regulamento das competições nos próximos dias, e que divulgará os grupos da Série D tão logo terminem os estaduais. Os representantes do Paraná na 4.ª divisão são o Londrina, campeão da última Copa Paraná, e mais um time classificado pelo Estadual 2009.