Menos de quatro horas antes do horário previsto para que acontecesse nesta segunda-feira, a convocação da seleção brasileira para os dois próximos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018 foi adiada. Por meio de nota oficial, a CBF anunciou nesta tarde que a primeira lista de convocados pelo técnico Tite desde que assumiu o comando do time nacional será conhecida apenas no próximo dia 22, às 11 horas, na sede da entidade, no Rio.

continua após a publicidade

“Em virtude da disputa da fase final da competição de futebol dos Jogos Olímpicos Rio-2016, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu transferir a divulgação da lista dos jogadores convocados para as próximas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo Rússia 2018. O anúncio dos nomes e a coletiva de imprensa ocorrerão na segunda-feira, 22, às 11h, na sede da entidade”, informou a nota.

continua após a publicidade

Em seguida, a entidade ressaltou que “a definição ocorreu em comum acordo entre a diretoria da CBF e as comissões técnicas da seleção principal e seleção olímpica, entendendo que o momento é de total apoio e concentração no objetivo de conquistar a inédita medalha de ouro para o futebol brasileiro”.

continua após a publicidade

Antes da confirmação do adiamento da convocação, Tite iria anunciar nesta segunda-feira a lista de chamados para os jogos contra Equador, dia 1º de setembro em Quito, e Colômbia, dia 6 em Manaus, ambos pelas Eliminatórias da Copa da Rússia.

Inicialmente, a CBF não havia tido sucesso na tentativa de adiar a convocação. Consultada pela entidade, a Fifa em um primeiro momento não abriu exceção e manteve a data do anúncio da lista para esta segunda-feira, respeitando o período de duas semanas de antecedência mínima para convocação de atletas que atuam em outros países. Entretanto, o adiamento da divulgação da lista acabou sendo conseguido pela CBF.

A seleção olímpica se classificou para as semifinais do futebol masculino dos Jogos do Rio ao vencer a Colômbia por 2 a 0, no último sábado à noite, no Itaquerão, em São Paulo. Nesta quarta-feira, às 13 horas, no Maracanã, o Brasil enfrenta Honduras para assegurar classificação à decisão. No mesmo dia, às 16 horas, no Itaquerão, Nigéria e Alemanha se enfrentam na outra semifinal.