O Jornal Nacional, da TV Globo, noticiou na noite de ontem que a CBF irá unificar os títulos do Campeonato Brasileiro, que é disputado desde 1971, com as competições que o antecederam, como Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça de Prata, transformando as conquistas também em títulos nacionais.

continua após a publicidade

A mudança reconfigura o ranking de títulos do futebol brasileiro. Atualmente, São Paulo e Flamengo dividem o 1.º lugar, com 6 conquistas cada um. Com a unificação, Palmeiras e Santos assumem a ponta, com 8 títulos cada.

O Peixe ganhou a Taça Brasil de 1961 a 1965 e o Roberto Gomes Pedrosa de 1968. O Verdão venceu a Taça Brasil de 1960 e 1967 e o Roberto Gomes Pedrosa de 1967 e 1969.

Também serão beneficiados com a decisão da CBF o Cruzeiro, o Botafogo, o Fluminense e o Bahia, que passa a ser considerado o 1.º campeão brasileiro da história. O tricolor da Boa Terra ganhou a Taça Brasil em 1959.

continua após a publicidade

A oficialização da unificação dos títulos deverá ocorrer até o início do recesso de fim de ano na CBF, que acontece na próxima quarta-feira. Há pelo menos uma década os clubes vencedores da Taça Brasil e do Roberto Gomes Pedrosa reivindicam a medida, que neste ano ganhou a simpatia do presidente da CBF, Ricardo Teixeira.