Apesar dos protestos da torcida e da vontade do clube, o Vasco terá mesmo que enfrentar o Botafogo no Engenhão. Como mandante, a diretoria vascaína tentava levar o clássico do dia 13 de novembro para São Januário, mas a CBF confirmou nesta sexta-feira que o jogo acontecerá no estádio botafoguense.
Em comunicado oficial, a entidade deu duas justificativas para a decisão de marcar o jogo no Engenhão. A primeira é o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Vasco e o Ministério Público em agosto deste ano, que prevê a não realização de clássicos em São Januário.
A outra justificativa trata do Estatuto do Torcedor, que impossibilita a mudança do local da partida a menos de dez dias para a sua realização. Como o clássico diante do Botafogo está previsto para 13 de novembro, pela 34ª rodada do Brasileirão, não haveria tempo hábil para a transferência.
Como o Maracanã está em obras para a Copa de 2014, o Engenhão, que é administrado pelo Botafogo, virou palco dos clássicos do futebol carioca. Mas o Vasco queria jogar em seu estádio (São Januário), pois o confronto do dia 13 de novembro será decisivo para a disputa do título do Brasileirão.
A decisão da CBF deve também influenciar o confronto entre Vasco e Flamengo, já na última rodada do Brasileirão, em 4 dezembro. Como o termo assinado pelo clube impede clássicos em São Januário, será preciso jogar em outro local. Já que Botafogo e Fluminense se enfrentam no mesmo dia e horário no Engenhão, vascaínos e flamenguistas devem jogar no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).