Um país, várias Copas. Depois de elaborar 57 versões de calendário nos últimos meses, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) finalmente chegou a um programa de jogos do Mundial de 2014. O plano prevê a divisão do Brasil em áreas, horários diferentes para partidas – dependendo das zonas climáticas – e a tentativa de agrupar seleções em regiões específicas.
Como a Copa será realizada durante o inverno (entre 12 de junho e 13 de julho), a Fifa tentará poupar os jogadores das noites geladas no Sul. Em Curitiba e Porto Alegre, as partidas devem ocorrer apenas durante o dia. Até mesmo na hora do almoço, por volta das 12h e 13h. A decisão foi tomada depois que seleções e torcedores se queixaram do frio que passaram em alguns estádios da África do Sul em 2010. Já no Norte e no Nordeste, o calendário prevê apenas jogos noturnos, evitando o calor de cidades como Fortaleza, Recife, Cuiabá ou Manaus.
Amanhã, a Fifa vai finalmente divulgar os grupos da Copa e o calendário completo dos jogos, incluindo as cidades que eles vão acontecer. Segundo a CBF, todas as decisões já foram praticamente fechadas. A Fifa, porém, mantém os detalhes em sigilo para evitar esvaziar o evento que acontece em Zurique, na Suíça.