São Paulo – A seleção brasileira está fora do alcance dos jogadores que disputarem a Nossa Liga de Basquete (NLB), independentemente da atuação. O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis, afirmou ontem, em São Paulo, que o atleta que jogar a liga presidida por Oscar Schmidt perderá o direito de ser convocado. Quanto aos times, os da NLB não poderão representar o País em torneios internacionais, mesmo de clubes, como a liga sul-americana.

continua após a publicidade

O dirigente apelou para o regulamento da federação internacional (Fiba) para provar que a questão é legal. ?A Fiba não permite em suas competições atletas que não disputem torneios oficiais. A liga é legal (segundo a Lei Pelé), mas não pode ter representação nacional?, explicou Grego.

Ele também não admitiu a possibilidade de reconhecer a NLB, dizendo que no Brasil ?não há espaço para dois campeonatos?, o da liga, que começa no dia 25, e o nacional, a partir de 11 de dezembro.

?Jogadores em ligas como a NLB não podem disputar competições da Fiba?, garantiu Grego. Leandrinho, Anderson e Nenê, que atuam na NBA, podem ser chamados porque a liga norte-americana é reconhecida pela USA Basketball ainda que a entidade dos EUA só cuide de seleções.

continua após a publicidade