O departamento médico da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) vai se pronunciar na manhã desta quarta-feira sobre as condições do ala/pivô Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers (NBA). O jogador deve continuar seu tratamento pós-cirúrgico no tornozelo direito no Brasil, mas é praticamente descartada a sua participação no Torneio Pré-Olímpico de Mar del Plata, na Argentina, que acontecerá a partir do dia 29 de agosto.
Apesar de ter se apresentado na última segunda-feira junto com o restante da seleção brasileira, Varejão deixou claro que não se encontra em condições de jogo. “Não faço ideia de quando vou poder bater bola. Por enquanto, estou fazendo fisioterapia”, contou o jogador, que foi operado em 12 de fevereiro devido ao rompimento do tendão fibular – sofreu a lesão durante um treino do Cavaliers ainda durante a temporada da NBA.
Nesta terça-feira, em São Paulo, Varejão fez avaliação médica e física junto com o restante dos atletas da seleção. Realista, o técnico Rubén Magnano revelou que não conta com o ala/pivô – pelo menos, não entre os 12 convocados para o Pré-Olímpico. Mas elogiou a postura do jogador por ter se apresentado à seleção e a vontade que manifestou em acompanhar o grupo durante a competição na Argentina.
“Não dá para ele ir ao Pré-Olímpico, está praticamente descartado”, afirmou o técnico da seleção brasileira. “Mas só o fato dele estar aqui (com o grupo) já é algo muito positivo. Sua presença é muito importante, especialmente por tudo o que ele, Varejão, significa dentro e fora de quadra. Espero que ele nos acompanhe (na competição em Mar Del Plata), porque ele é um cara que vai nos dar muita força.”