Rio – As 16 equipes que vão disputar o 16.º Campeonato Nacional Masculino de Basquete, de 30 de janeiro a 19 de junho, já estão definidas. Seis equipes de São Paulo, três do Rio de Janeiro, duas de Minas Gerais e representantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasília, Paraná e Goiás vão disputar a competição.
As duas últimas equipes que conquistaram a vaga são Liga Macaense (RJ) e Ulbra/Torres (RS). A Liga Macaense foi a terceira equipe do Rio de Janeiro a garantir presença. O time derrotou o Municipal por duas vezes: 121 a 84, em casa, no dia 16 de dezembro; e 95 a 77, no ginásio do adversário, dois dias depois.
O confronto seria disputado em uma melhor de cinco jogos, mas em comum acordo com a Liga Macaense, o Municipal desistiu da disputa. Telemar e Campos são os outros dois representantes do estado.
Já a Ulbra/Torres derrotou o Charrua/Ceat/Bira, no quarto jogo do playoff decisivo do campeonato gaúcho, por 71 a 68, em Lajeado. Ao fechar a série em 3 a 1, carimbou o passaporte para o nacional.
O Paraná será representado pelo Petro Crystal, de Curitiba, que desbancou, durante o campeonato regional, o tradicional representante do Estado, o Londrina, após vencer o torneio.