Rio – A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) definiu ontem, após reunião que durou dois dias entre todas as comissões técnicas do esporte masculino, realizada em São Paulo, o calendário e a programação das equipes brasileiras cadete, juvenil e adulta para o próximo ano.
“Nessa reunião tivemos a oportunidade de fazer o planejamento do basquete masculino para os próximos quatro anos. Temos muito trabalho pela frente e para realizá-lo contamos com uma equipe de profissionais gabaritados e experientes (sete técnicos, um preparador físico e um médico). A programação da seleção principal foi definida e o nosso primeiro desafio é a Copa América – Pré Mundial, em 2005. O Brasil irá com sua força máxima e para isso já estamos mantendo contato com os times da NBA e da Europa”, disse o presidente da CBB, Gerasime Grego Bozikis.
Já o técnico da seleção principal, Aluísio Ferreira, o Lula, disse que o trabalho que começou no Pré-Olímpico de 2003 vai continuar. “Já temos um calendário elaborado para a seleção brasileira adulta em 2005 com jogos preparatórios, treinamentos físicos e técnicos. Com relação às equipes de base, já iniciamos um acompanhamento mais detalhado de cada atleta com a equipe cadete, que está treinando em Belo Horizonte para o Sul-Americano da Venezuela, em outubro”, afirmou.
Também foram acertados os últimos detalhes para colocar em prática, em 2005, os projetos Centro de Basquete Integrado, Descobrimento e Desenvolvimento de Talentos e Capacitação dos Técnicos.