A Confederação Brasileira de Basquete apresenta hoje, às 12h, o 14.º Campeonato Nacional de Basquete Masculino (CNBM 2003). O evento será no salão nobre do Hotel Crowne Plaza, em São Paulo, com a presença de atletas, técnicos, dirigentes e patrocinadores das 17 equipes. Também estarão presentes os ex-jogadores Wlamir Marques, Rosa Branca, Mical e Edvar Simões, campeões pelo Corinthians (SP), da 1.ª Taça Brasil de Clubes, disputada em 1965. Estão confirmadas as presenças do ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, e do secretario da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo, Lars Grael.
O Nacional Masculino 2003 começa domingo com oito partidas: Unopar/Londrina/Aguativa (PR) x Universo/Minas (MG), Universo/Ajax (GO) x Flamengo/Petrobras (RJ), ACF/Campos (RJ) x Mogi/UBC/Valtra, Vasco da Gama (RJ) x Uniara/Araraquara (SP), Habib?s/Casa Branca (SP) x Pinheiros (SP), Bauru Basquete (SP) x Bandeirante/Irmãos Zen (SC), Unit/Uberlândia (MG) x Sport Club Ulbra (RS) e Franca Basquete (SP) x Winner/Limeira (SP). O COC/Ribeirão Preto folga.
De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase, as 17 equipes jogam entre si em turno e returno. As oito primeiras colocadas classificam-se para as quartas-de-final nos seguintes confrontos: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Os vencedores disputam a semifinal e a final. A partir das quartas-de-final, os playoffs serão em melhor de cinco partidas, sendo o segundo, o terceiro e o quinto jogos na quadra do clube de melhor campanha na primeira fase (turno e returno).