Rio – A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou, ontem, a programação do Troféu Brasil de Atletismo 2005. A competição, que faz parte do calendário de eventos preparatórios para os Jogos Pan-Americanos de 2007, será disputada de 16 a 19 de junho próximo, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo. São esperados pelo menos 800 atletas, representantes de cerca de 90 equipes de 20 estados.

continua após a publicidade

Principal campeonato de clubes do calendário nacional, o Troféu Brasil foi disputado pela primeira vez em 1945, com a participação dos maiores astros da época, como José Bento de Assis Júnior e Elizabeth Clara Müller. O São Paulo FC foi o primeiro campeão. Este ano, a BM&F tentará o terceiro título seguido. A equipe é a sucessora da Funilense, 10 vezes campeã do torneio, até 2002.

O triplista Jadel Gregório, o velocista Vicente Lenilson e o barreirista Redelen dos Santos são algumas das atrações, que poderão ser vistas pelo público paulistano. O Troféu Brasil terá importância fundamental na definição da seleção que representará o Brasil no Mundial de Helsinque, na Finlândia, em agosto deste ano. Isto porque cada país pode levar à competição, no máximo, três atletas por prova, qualificados com o Índice A.

Nos 110 m com barreiras, por exemplo, quatro brasileiros já conseguiram o Índice A: Redelen dos Santos, Anselmo Gomes da Silva, Matheus Inocêncio e Marcio Simão de Souza. O campeão e o vice-campeão do Troféu Brasil Caixa, se estiverem entre os qualificados, já garantirão a sua vaga. O terceiro nome será o que estiver em primeiro lugar no Ranking Brasileiro 2005 no dia 26 de julho.

continua após a publicidade