O ano de 2009 definitivamente ficará marcado de forma negativa na história do atletismo brasileiro. Nesta segunda-feira, a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) anunciou o último caso de doping flagrado no ano passado e confirmado pela entidade. O atleta pego é o corredor William Salgado Gomes, que já está suspenso provisoriamente desde o dia 27 de janeiro.
Gomes testou positivo para a substância proibida testosterona exógena, em exame realizado no dia 22 de novembro, quando o atleta disputava uma prova de 10 quilômetros em São Paulo. Após se explicar à CBAt, que não aceitou as justificativas do corredor, ele abriu mão do direito de análise da contraprova de seu exame.
Em 2009, o atletismo brasileiro sofreu com seguidos casos de doping. O pior deles abalou a seleção que representou o País no Mundial de Berlim, em agosto. Cinco atletas e dois treinadores da equipe foram flagrados em exames antes da competição e punidos, após reconhecerem o uso ou a administração de substâncias proibidas.