O circo do Stock Car chegou ao Paraná. As dezenas de equipes que vão disputar as categorias V-8, V-8 Light e Stock Jr. num total de mais de 70 carros abriram seus caminhões e já colocaram todos os seus equipamentos no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, na região metropolitana da capital.
Os carros começam a correr apenas na sexta-feira, mas como já dizia o campeão Nelson Piquet, ?corridas você ganha nos dias que antecedem a largada, na montagem, preparação e treinos?. É impressionante o que as equipes de Stock Car trazem para um autódromo. A maioria dos times, altamente profissionais, imita as escuderias européias, com suas estruturas baseadas em alta tecnologia, além de engenheiros e técnicos capacitados.
Os ingressos para todas as disputas, treinos e corrida, estão sendo vendidos nos Postos Texaco, lojas Bosch Services ou nas concessionárias Chevrolet, na região metropolitana da capital paranaense. A prova da Stock V8 terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV.
Para a etapa curitibana, a Confederação Brasileira de Automobilismo divulgou na segunda-feira, algumas alterações no Regulamento da V8, que passam a valer sexta-feira. Após ouvir equipes e pilotos, a entidade resolveu mudar o limite do número de participantes em cada etapa e nos treinos livres e classificatórios.
Com relação ao número de carros em cada prova, ficou determinado que as corridas realizadas em Interlagos (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Brasília (anel interno) e Santa Cruz do Sul (RS) poderão ter até 43 carros, enquanto as pistas de Londrina (PR), Brasília (anel externo) e Tarumã (RS) terão um limite máximo de 40 carros.
No que diz respeito aos treinos livres e classificatórios, o novo formato inclui um treino livre em dois grupos de 45 minutos cada na sexta-feira, e dois treinos classificatórios, um na sexta e outro no sábado, com 90 minutos cada. Cada carro poderá dar, no máximo, 15 voltas registradas pela cronometragem oficial em cada treino, e aquele que ultrapassar esse limite será penalizado com a perda da melhor volta obtida na sessão. Esse número de voltas foi definido para se evitar o congestionamento. Os treinos começam às 8h de sexta-feira e a definição do grid será sábado à tarde.
?Esquadra? paranaense
A Petrobras/Action Power de Pinhais, na vizinhança do Autódromo com seus pilotos Luciano Burti e o curitibano Thiago Marques, está entre as favoritas para subir ao pódio. Thiago, que sofreu grave acidente em São Paulo, foi encaminhado ao centro médico, mas não teve nenhum ferimento mais sério e participa da etapa ?caseira?.
Alceu Feldman é outro que corre em casa. O paranaense busca a primeira vitória no ano, neste circuito, que é um dos mais seletivos do País, com duas grandes retas, curvas de alta e de baixa velocidade, que exigem o máximo de empenho e técnica de pilotos e equipes.
Alceu que foi o sétimo colocado na etapa de abertura. No ano passado ele também obteve um ótimo terceiro lugar em uma das etapas disputadas em Curitiba, único pódio do piloto da equipe Boettger no ano.
Mesmo sabendo que a cada ano a competitividade aumenta na Stock Car V8, o piloto – em Santa Catarina, mas radicado (sempre correndo por Curitiba) – espera fazer desta sua melhor temporada. ?A disputa está cada vez melhor, já que a categoria tem atraído os melhores pilotos do Brasil, inclusive os que já passaram pela Fórmula 1. E isso valoriza ainda mais as conquistas, pelo grau de dificuldade de cada prova e o número de carros competindo?, declara.
Wagner Ebrahim (Valorem), também curitibano, enfrentou problemas na primeira corrida em Interlagos. ?Estou numa nova equipe, o pessoal é de primeira linha, mas sempre precisamos fazer uma série de ajustes?, disse o piloto.
O Estado ainda será representado por, Júlio Campos, também de Curitiba corre na RS Competições. Alan Chanoski (Crop Sciences, Tyrex Remould?s), da Team Off Road.
A turma de Cascavel, que vem com Davi Muffato, campeão em 2003, que defende a forte equipe Amir Nasr Racing. Diogo Pachenki Jr., corre pela Powertech. E de Toledo, teremos Rodrigo Sperafico que vai pilotar para a equipe Neosoro JF Racing e conquistou um excelente terceiro lugar na primeira etapa em São Paulo.