O técnico Roberto Cavalo não poupou ninguém. Logo após a derrota em Apucarana – a terceira no Paranaense -, o treinador disparou críticas a todo o time do Paraná Clube, que foi presa fácil para o Roma.
Uma postura que joga ainda mais pressão sobre o frágil elenco. “Não dá pra aceitar. O adversário foi superior e a derrota foi justa”, cravou Cavalo, visivelmente inconformado com a passividade da equipe.
A frustração do técnico está ligada ao fato de o Tricolor não ter conseguido repetir a atuação que tivera no clássico frente ao Coritiba. “A gente imaginava que haveria a mesma concentração e mobilização. Isso não ocorreu”, admitiu Cavalo.
“Só que neste Paranaense é fundamental a gente igualar na pegada, na aplicação. Sem isso, teremos problemas e todos, inclusive eu, ficaremos com nossas posições ameaçadas”, atirou.
Apesar da última colocação na tabela de classificação, o treinador sequer imagina uma mudança no planejamento estabelecido para este início de temporada. Entenda-se por “planejamento” a montagem de um time baratinho e compatível com um orçamento quase irrisório diante da realidade do futebol brasileiro.
“Temos que avaliar o que foi feito até aqui e buscar soluções. Mesmo que isso implique na busca imediata por reforços”, avisou o vice de futebol Paulo César Silva.
O dirigente acredita que mesmo diante de uma conhecida limitação financeira é impossível imaginar uma reação sem a vinda de algumas peças-chaves, capazes de dar uma maior sustentação técnica e emocional ao grupo. “Há algumas negociações em andamento. Não podemos mais ficar só esperando e adiando decisões”, disse.
Questões econômicas à parte, Cavalo terá agora uma sequência de quatro jogos em Curitiba, sendo três deles no na Vila Capanema. Na prática, a partir do confronto com o Cianorte, amanhã, às 17h, a política do Paraná será “ou vai ou racha”.
Nos duelos com Cianorte, Paranavaí, Atlético e Operário, mais do que “arrumar” o time, Roberto Cavalo precisa de pontos para garantir um distaciamento das última colocações e da crise que há tempos está instalada na Vila Capanema.