Tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis, Hélio Castroneves, da Penske, foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres para a corrida deste ano, com uma volta completada com média de 226,603 milhas por hora, equivalente a 362,564 km/h. O segundo mais veloz do treino exclusivo para veteranos deste sábado foi o escocês Dario Franchitti, seguido pelo seu companheiro de equipe Ganassi, Scott Dixon.
Dan Wheldon, da Panther, ficou com o quarto tempo, seguido por Tony Kanaan, da Andretti Green. O brasileiro Mário Moraes, da KV, estabeleceu a décima marca do dia.
Na segunda parte do treino, apenas os novatos andaram e Tomas Scheckter, da equipe Dreyer & Reinbold, foi o mais rápido, seguido por Graham Rahal, da Rahal Letterman, e Townsend Bell, da Sam Smith/Ganassi.
A brasileira Bia Figueiredo, também da Dreyer & Reinbold, ficou com o quinto tempo, enquanto Mário Romancini, da Conquest, foi o nono mais veloz. A chuva atrapalhou a sessão dos novatos e apenas 11 carros andaram.
A programação se repete neste domingo e na segunda-feira todos passam a andar juntos. As 500 Milhas de Indianápolis acontecem no próximo dia 30 de maio.