O casal Marcos Capistrano e Elizângela Ferreira de Oliveira foram os grandes vencedores da 1.ª Corrida Noturna de Curitiba, evento promovido pela Unimed Curitiba e Prefeitura realizada sábado. A prova encerrou o Circuito 2004 de Corridas de Ruas da capital, e contou com a particiação de 1,2 mil atletas, num percurso de aproximadamente dez quilômetros.
Capistrano, de 26 anos, completou a prova com 26min53s, vencendo a categoria masculina. Já Elizângela, de 21 anos, venceu entre as mulheres, registrando o tempo de 32min20s.
Eles se mudaram há pouco mais de sete meses para Piraquara, vindos de União da Vitória, para treinar. Ambos consideraram a prova rápida e organizada. Para Elizângela, a corrida noturna é interessante porque o atleta pode descansar antes da prova, facilitando o desempenho. Treinando há 7 meses, o sonho da fundista é participar de maratonas em São Paulo e Minas Gerais.
A corrida teve como objetivo difundir na comunidade a prática da atividade física para uma vida mais saudável. De acordo com o presidente da Unimed Curitiba, Robertson D?Agnoluzzo, esta é uma oportunidade para que as pessoas associem esporte à saúde. "Queremos incentivar a atividade física como forma de prevenir doenças e promover saúde na população", afirmou o médico.
Para o diretor comercial e de marketing da cooperativa, Hudson José, a prova expressou a sintonia entre a Unimed Curitiba e a comunidade. "Abrimos o calendário oficial em 2004 e o encerramos de uma forma inusitada promovendo a corrida noturna. Nossa intenção foi celebrar o esporte", concluiu Hudson.
Entre os corredores, o destaque foi para Gabriel Zabot de Andrade, de apenas 8 anos de idade. Incentivado pelo pai, Mauro César de Andrade, o atleta mirim foi o corredor mais novo da prova, completando o percurso em uma hora. Esta foi a primeira corrida de Gabriel.
Já o atleta Mário Rodrigues da Mata, de 77 anos, foi homenageado por ser o atleta mais velho da prova. Zelador, Mário afirmou que não se sentiu desgastado após a prova. "Vou correr até quando Deus me deixar".
Os participantes que completaram o circuito receberam medalhas. As 10 primeiras colocações, nas modalidades masculino e feminino, ganharam troféus e os três primeiros colocados das duas categorias receberam premiação especial: um home theater para o primeiro colocado; DVD para o segundo; e um aparelho de som para o terceiro lugar.