Um casal de quenianos que vive e corre junto venceu a oitava etapa do Circuito de Corridas de Rua da CAIXA, neste domingo, em Curitiba. Eunice Jepkrui Kirwa ganhou entre as mulheres com o tempo de 34min26. Joshua Kiprugut Kemei repetiu a vitória do ano passado na capital paranaense na corrida masculina, com a marca de 30min03. Os quenianos estão morando em Nova Santa Bárbara, no Paraná. Originários da cidade de Nandi treinam em Nairóbi, no Quênia, e passam alguns meses no Brasil para a disputa das principais provas de rua do segundo semestre. A prova, que teve largada no Centro Cívico, reuniu 2.500 corredores, recorde de Curitiba.

continua após a publicidade

Ambos chegaram a Curitiba como favoritos e foram favorecidos pelo clima ameno e um dia seco, depois de um sábado chuvoso e frio.

Anoé dos Santos Dias (30min55) cruzou 52 segundos depois do queniano Joshua Kiprugut Kemei (30min03), em segundo lugar em Curitiba, e diminuiu a diferença que o separa de Giomar dos Santos, o líder do ranking CBAt/Caixa.

O terceiro colocado, Silvado Santos Viana (31min01), de 31 anos, 1,85 m e 64 kg, ficou feliz com o resultado, após dois quartos lugares nas etapas de Fortaleza e Porto Alegre.

continua após a publicidade

O padrinho da prova, Nelson Prudêncio, medalhista olímpico (prata nos Jogos do México, em 1968, e bronze em Munique, em 1972), disse que a participação de 2.500 pessoas em Curitiba mostrou que tudo “o que é sistematizado atrai cada vez mais pessoas”. “Todos pensam: ‘Na próxima, estarei lá.’ Por isso, a importância do evento feito constantemente”, observou.