A Corte Arbitral do Esporte informou nesta terça-feira decisão de manter o River Plate como campeão da Copa Libertadores da América de 2018. O tribunal suíço julgou improcedente o pedido do Boca Juniors, que entrou com uma ação na CAS antes mesmo da final que foi disputada no Santiago Bernabéu, em Madri, em dezembro daquele ano.

continua após a publicidade

Apesar da manutenção do título, o River Plate foi punido pela CAS pelos incidentes nos arredores do Monumental de Nuñez antes do segundo jogo da decisão. Torcedores da equipe atacaram o ônibus do Boca Juniors e feriram alguns jogadores. A partida foi adiada e posteriomente levada para o estádio do Real Madrid.

O River Plate terá de pagar uma multa de US$ 400 mil (R$ 1,69 milhão) e jogar duas partidas da atual edição da Libertadores com os portões fechados. Como foi punido com um jogo pelo uso de sinalizados no Monumental de Nuñez contra o mesmo Boca Juniors pela semifinal do torneio continental do ano passado, o time do técnico Marcelo Gallardo vai atuar sem torcida nas três partidas da fase de grupos.

Desta forma, o jogo com o São Paulo, agendado para o dia 22 de abril, terá portões fechados no Monumental de Nuñez. O mesmo irá acontecer na partida contra o Binacional, do Peru, em 11 de março, e diante da LDU, do Equador, em 5 de maio, no fechamento da fase de grupos da Libertadores.

continua após a publicidade

“Em seu apelo ao CAS, o Boca Juniors procurou anular a decisão e substituí-la por uma em que o River Plate seja responsabilizado pela conduta de seus apoiadores durante o ataque ao ônibus e que o River Plate seja sancionado com desqualificação da Copa Libertadores de 2018 ou com ‘sérias sanções disciplinares’. O Painel da CAS constatou que, embora o River Plate tenha violado o Regulamento Disciplinar da Conmebol, não poderia ordenar a desqualificação do River Plate da Copa Libertadores de 2018, uma vez que a sanção teria sido excessiva nas circunstâncias do caso”, explicou o CAS, na decisão.

“O Painel da CAS considerou que a sanção apropriada a ser imposta ao River Plate pelo ataque de ônibus foi de dois jogos com portões fechados, a serem cumpridos nos próximos dois jogos da Copa Libertadores do River Plate em casa”, encerrou.

continua após a publicidade

No final de novembro de 2018 e após os incidentes ocorridos antes da partida de volta da final da Libertadores, a Conmebol levou o jogo entre River Plate e Boca Juniors para o Santiago Bernabéu, com aprovação da Fifa, Uefa e da Federação Espanhola. Em 9 de dezembro, o River venceu por 3 a 1 e ficou com o título.