Com apenas um reforço contratado até o momento – o volante Léo, ex-Fortaleza -, o Paraná Clube aperta o passo para definir várias pendências nesta última semana efetiva para negociações. Ao menos na teoria. Com o recesso para as festas de fim de ano, a tendência é que o mercado brasileiro estacione entre os dias 22 de dezembro e 1.º de janeiro. Porém, o vice de futebol, Durval Lara Ribeiro, garante que mesmo nesse período seguirá na ativa.
?Às vezes, é até melhor. As especulações diminuem e você consegue trabalhar mais sossegado?, disse o dirigente, que acredita já ter uma base razoável para a largada da temporada 2008. A rigor, precisa fechar pelo menos mais duas contratações. Contando com o atacante Leonardo e o ala Eltinho, Vavá Ribeiro quer definir a vinda de um meia-armador e um atacante. ?Faltam ajustes. Hoje, na verdade, estou mais preocupado no encaixe de atletas que têm contrato com a gente, mas que não deverão ficar?, explicou.
O exemplo mais recente é o volante Adriano, emprestado ao Sertãozinho por um período de cinco meses. ?A negociação se arrastou por vários dias, mas só veio à tona quando estava tudo fechado. É assim que deve ser?, disse o dirigente. ?Outras negociações estão bem encaminhadas?, emendou, mas sem citar nomes. Avesso a ?lista de dispensas?, Vavá evita desvalorizar seu produto e, da mesma forma, não atrapalhar a carreira dos jogadores.
?Ainda mais neste ano, quando fomos rebaixados. Uma lista negra seria péssima para o futuro de muitos atletas?, comentou. Até mesmo aqueles cujos contratos se encerram – ou encerraram – neste mês de dezembro, estiveram reunidos com Vavá, recebendo um parecer oficial do clube sobre a possibilidade de permanência ou não. Uma das pendências que se arrasta há semanas, envolve o zagueiro Nem. Experiente e com residência fixa em Curitiba, o jogador já manifestou desejo de continuar, mas após duas reuniões não chegou a um acordo definitivo com o Tricolor.
Quanto aos reforços, Vavá não esconde que trabalha com duas prioridades: um meia e um atacante. O armador estaria em fase final de negociação, faltando apenas a liberação de seu clube de origem, mas o dirigente não confirma essa possibilidade. Para o ataque, apesar da saída de Josiel, o Paraná não está necessariamente atrás de um ?camisa 9?. Com Leonardo confirmando sua volta ao clube, após um ano ruim no Flamengo, o foco da diretoria seria um atacante de velocidade.
Uma idéia reforçada diante do bom desempenho do centroavante Jefferson no Brasileiro sub-20, em Porto Alegre. Com cinco gols, o garoto de 19 anos é um dos destaques do time, que hoje encara o Internacional (às 14h), pela semifinal do torneio. O time que entra em campo hoje, aliás, será praticamente a base do que Saulo de Freitas irá lançar nas primeiras rodadas do Estadual, enquanto o grupo principal estará na pré-temporada, recuperando a condição física e técnica.
Solidariedade – Enquanto negocia a sua permanência no Paraná Clube, o zagueiro Nem organiza jogo beneficente em sua quadra de grama sintética, a Nem R5, no Santa Quitéria. O jogador promete a presença de atletas de destaque no cenário nacional e o ingresso é 1 quilo de alimento não-perecível ou um brinquedo.
Local – O evento será no dia 23 de dezembro, a partir do meio-dia.
A quadra fica na Rua Cel. Pretextato Pena Taborda Ribas, 717. As doações atenderão a ACOA – Associação de Curitiba dos Órfãos da Aids.