Já estão em Curitiba os equipamentos e carros das etapas 2009 do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) e do Intercontinental Rally Challenge (IRC), que pela primeira vez acontecerá na América do Sul. Os carros desembarcaram no país pelo Porto de Paranaguá e seguiram para o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, onde acontecerão as provas, de 4 a 8 de março. Os pilotos e suas equipes chegarão na cidade na próxima semana.
Os ingressos para as provas podem ser trocados em 15 locais (veja lista abaixo) por dois quilos de alimentos não-perecíveis. Os primeiros carros que chegaram foram os 37 que disputarão o Intercontinental Rally Challenge (IRC). São três modelos Peugeot 207 S2000 e os dois Abarth Fiat Grande Punto S2000, que disputarão em Curitiba a segunda etapa do campeonato. As provas são nos dias 4, 5, 6 e 7 de março.
A viagem até o Brasil representa um momento histórico para a categoria, criada em 2006. Na primeira temporada, o campeonato passou apenas pela Europa e pela África. No ano seguinte, deu mais um passo importante visitando a Ásia. Com a entrada da prova brasileira na programação, a competição ganha força internacionalmente, aumentando para quatro o número de continentes que recebem o IRC.
A marca torna-se ainda mais expressiva por superar, por exemplo, outro rali de dimensões mundiais da FIA, o WRC, World Rally Championship, que nesta temporada passará por apenas três continentes: Europa, América do Sul (com uma prova na Argentina) e Oceania. De certa forma, uma mostra do crescimento do Intercontinental Rally Challenge. A lista de inscritos, que por enquanto conta com 37 carros, tem nomes de destaque do cenário internacional, como os atuais campeões, os franceses Nicolas Vouilloz e Nicolas Klinger.
Com a presença dos pilotos do IRC, o Rally Internacional de Curitiba, que também é válido pelo Rally Codasur e pelo Campeonato Brasileiro de Rally, terá uma enorme mistura de nacionalidades, com representantes de países como Inglaterra, França, Bélgica, Itália, Finlândia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru. Além dos brasileiros, é claro, que também terão um representante na classe principal do IRC, a N-4, com o atual vice-campeão nacional, Oswaldo Scheer, e seu navegador Gilson Rocha.
WTCC
Os carros e equipamentos das equipes do WTCC foram liberados pela Alfândega do Porto de Paranaguá e seguiram na manhã desta sexta-feira (27) para o autódromo em Pinhais. O comboio formado pelas 33 carretas foi escoltado desde o litoral pela Polícia Rodoviária Federal. Os trabalhos de montagem dos boxes e preparação dos carros começarão depois da chegada das equipes, prevista para o início da próxima semana.
O primeiro piloto a chegar será o curitibano e astro da equipe oficial de fábrica da BMW-Alemanha, Augusto Farfus, que desembarca em São Paulo neste sábado (28). Ele vem ao Brasil depois de ter encerrado a bateria de três dias de testes no circuito italiano de Vallelunga.
Os ensaios em Vallelunga representaram a conclusão dos ensaios da BMW para as provas no Brasil. Farfus trabalhou ao lado dos companheiros Andy Priaulx e Jorg Muller, e aprovou os resultados. “Enfrentamos problemas com a chuva no primeiro dia, mas depois tudo correu bem. O objetivo básico dos treinos era avaliar o funcionamento do motor com o biocombustível, que passaremos a utilizar neste ano, com a adição de 10% de etanol e que exigiu a revisão do mapeamento da eletrônica”, explicou Farfus, sexto colocado na classificação final de 2008 e vencedor das provas em Pau (França) e Oschersleben (Alemanha).
As provas do WTCC acontecerão nos dias 7 e 8 de março. Para assistir as provas as pessoas devem trocar alimentos por ingressos em um dos 15 postos de troca do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Cada dois quilos não perecíveis poderão ser trocados por um ingresso para a WTCC e a prova suporte Porsche GT3. A expectativa é arrecadar 50 toneladas de donativos no fim de semana da ,competição. O IPCC fará a distribuição dos alimentos para entidades que atendem pessoas carentes.