Lancepress! – O piloto brasileiro Cristiano da Matta (Newman-Haas) continua liderando o campeonato da Fórmula Indy, mas perdeu a chance de conquistar ontem, no GP de Cleveland, sua quinta vitória consecutiva na temporada. Ele largou na pole e liderou a prova até a 21ª volta, quando foi obrigado a parar com problemas de motor. Quem ganhou a corrida foi o canadense Patrick Carpentier (Forsythe), que assumiu a liderança depois dos pit stops e controlou bem a diferença para o escocês Dario Franchitti (Green), que também deixou a prova como problemas mecânicos na 69ª volta. Michael Andretti (Green/Motorola) foi o segundo e Paul Tracy (Green) completou o pódio em terceiro.
O resultado da prova acabou favorecendo Cristiano da Matta, que manteve sua vantagem no campeonato apesar do abandono.
“O motor começou a cortar e fazer um barulho estranho assim que eu tentei diminuir o ritmo. Nas últimas temporadas eu tive apenas um problema de motor, uma média boa. Essas coisas acontecem mesmo, mas o carro está bom e com certeza nas próximas etapas vamos andar bem”, disse Cristiano. “Pelo menos o resultado da corrida não me prejudicou tanto no campeonato. Dos males o menor”, concluiu o piloto.
Os demais brasileiros também não tiveram sorte. Christian Fittipaldi (Newman-Haas) e Bruno Junqueira (Chip Ganassi) deixaram a corrida com o motor quebrado. O melhor foi Tony Kanaan (Mo Nunn), em oitavo, que mesmo assim não ficou satisfeito.
A próxima etapa do campeonato será disputada dia 28 de julho, no circuito de rua de Vancouver, no Canadá.