As novas tecnologias serão as maiores aliadas do Atlético no departamento de preparação física. Não só pelos aparelhos avançados que estão hoje no Centro de Reabilitação do Atleta Profissional (CECAP), mas elas também servirão de ferramenta de comunicação entre os profissionais.
Carlinhos Neves, um dos reforços apresentados pelo Atlético no início da temporada, será supervisor do setor de preparação física e vai trabalhar com os pratas da casa Márcio Henriques, que será o preparador físico nos gramados, Jean Lourenço, auxiliar de preparação e Edy Carlos, responsável pelo setor de transação dos jogadores.
Allan Costa Pinto |
---|
Márcio Henriques, preparador nos gramados. |
A internet será o elo com a parte da equipe que estará no CT do Caju ou nas partidas do Furacão. Mesmo à distância, Carlinhos continuará acompanhado o desempenho dos jogadores e auxiliando seus colegas enquanto estiver servindo à Seleção Brasileira, mesmo em outro continente.
“Vou continuar o acompanhamento mesmo a distância. Hoje temos skype, sala de conferências, internet. Não vou estar aqui de corpo presente, mas minhas ideias estarão junto com a comissão técnica. Na Seleção sempre funcionou assim, com Moraci Sant’anna, Paulo Paixão”, exemplificou o supervisor.
Allan Costa Pinto |
---|
Jean Lourenço, auxiliar de preparação. |
Outra novidade será a “transformação” do Atlético em um laboratório. Carlinhos quer aproveitar as viagens internacionais e os trabalhos na própria Seleção para incrementar as atividades no CT do Caju.A troca constante de experiência será essencial para um avanço ainda maior do clube rubro-negro nos quesitos preparação física e formação de jogadores.
“Isso me entusiasma muito, porque acompanhando o dia a dia do Atlético vou trazer o conhecimento da Seleção e de outros países que enfrentarmos. Vou aproveitar as viagens para visitar outras estruturas, clubes e conhecer a forma de trabalho, revelou.
E se Carlinhos quer aprimorar o trabalho no Furacão, seus novos colegas de trabalho querem aproveitar a oportunidade para o próprio crescimento profissional.
Márcio Henriques, que ganha sua primeira grande chance na preparação física, depois de dez anos de clube, passando por várias categorias, está empolgado com a nova parceria profissional.
Allan Costa Pinto |
---|
Edy Carlos, do setor de transação. |
“Temos que sugar tudo, conversar, fazer o máximo para poder aproveitar a experiência toda, trocar informações para colocar em prática o que temos de ideias”, afirmou Márcio.
O segredo para esta nova forma de trabalhar surtir os efeitos esperados está na parceria e trabalho mútuo entre todo o grupo, e,steja um integrante ausente ou não.
“A chave do nosso trabalho é a coletividade. Sentamos diariamente para discutir, conversar e entrar em um acordo. Isso facilita bastante”, destacou o preparador físico.
E o novo grupo que atuará na preparação do elenco em 2011 é todo paranaense. Fato que a diretoria de futebol fez questão de enfatizar. “Temos que valorizar o nosso Estado. Gostaria que todos fizessem isso”, frisou Ocimar Bolicenho, gerente de futebol.