Rio – Um gol de Ramon nos acréscimos devolveu ao Botafogo a liderança do Grupo A da Taça Rio e determinou o empate por 2 a 2 com o Flamengo, ontem à noite no Maracanã. O Alvinegro soma sete pontos e divide a posição com o Volta Redonda. O Rubro-Negro está em segundo lugar no Grupo B, ao lado do Americano, com quatro pontos, dois atrás do Fluminense. O clássico de ontem foi bem movimentado, muito disputado, com boas chances de gol para os dois times. Destacaram-se os goleiros Diego e Jefferson e os técnicos Cuca e Paulo Bonamigo, com mudanças oportunas no segundo tempo.
Mais de 57 mil pessoas pagaram ingresso para ver o jogo. A torcida do Botafogo estava em maior número e começou a deixar o estádio mais cedo, depois da vantagem por 2 a 1 do Flamengo no final. O gol de Ramon, aos 47 do segundo tempo, nasceu de uma pressão intensa do Botafogo. Num cruzamento de Daniel da esquerda, Diego salvou na primeira conclusão alvinegra e, na sobra, a defesa do Flamengo apenas assistiu à conclusão certeira de Ramon.
Naquele momento, o Volta Redonda, campeão da Taça Guanabara e que derrotou o Madureira no sábado por 1 a 0, era o líder isolado do Grupo A da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca.
O empate foi o placar adequado para o principal jogo da rodada. O Botafogo, então com mais volume de jogo, abriu o marcador aos 27? do primeiro tempo, num lance que começou com um chute de Alex Alves na trave. A zaga do Flamengo afastou mal a bola e Túlio, com uma bela finalização de fora da área, venceu o goleiro rubro-negro. Aos 34?, Renato cruzou da esquerda e Émerson se antecipou à zaga do Botafogo para empatar, de cabeça.
O Flamengo voltou melhor depois do intervalo. Com menos de um minuto, Jefferson salvara sua meta duas vezes. Aos 25 não evitou a conlusão de Renato da entrada da pequena área. O gol surgiu a partir de um contra-ataque veloz, com a participação efetiva de Dimba, que neste domingo permaneceu entre os reservas até os 15 minutos do segundo tempo.
O Botafogo ainda desperdiçou um ataque com Rafael Marques. Ele chutou para o gol, com Diego vencido no lance, e André Santos evitou o pior para o Flamengo em cima da linha. No final, Ramon conseguiu o empate.
Ficha Técnica
Flamengo: Diego; Ricardo Lopes, Rodrigo, Fabiano e André Santos; Júnior (Rômulo), Jônatas, Renato e Caio (Fellype Gabriel); Marcos Denner (Dimba) e Émerson. Técnico: Cuca. Botafogo: Jefferson; Rogério Souza, Scheidt, Rafael Marques e César Prates; Leandro Carvalho (Daniel), Túlio e Ramon; Alex Alves, Ricardinho e Guilherme. Técnico: Paulo Bonamigo. Árbitro: Edilson Soares da Silva. Cartão amarelo: Rodrigo, Fabiano, André Santos, renato, Caio e Leandro Carvalho. Renda: R$ 548.800,00. Público pagante: 57.520. Local: Maracanã.
Vasco cai em Cabo Frio: 3 a 2
Rio de Janeiro – O Vasco perdeu ontem por 3 a 2 para a Cabofriense e ficou em situação difícil no Grupo A da Taça Rio, o segundo turno do campeonato carioca. O jogo foi disputado em Cabo Frio e teve um 2.º tempo eletrizante. A Cabofriense apresentou um futebol mais envolvente, mas acabou beneficiada pela arbitragem, que validou dois gols irregulares para a equipe.
O Vasco esteve melhor no primeiro tempo e desperdiçou algumas oportunidades. Alex Dias perdeu dois gols, um deles a menos de um metro da linha do gol, sem marcação. O lateral-esquerdo Ricardinho criou ótimas jogadas pelo Vasco e por pouco não deixou sua marca. A Cabofriense tentava surpreender nos contra-ataques. Esbarrava, porém, nos erros de passe do time. O técnico Paulo César Gusmão chamou a atenção dos atletas da equipe da casa no intervalo e obteve resposta.
A Cabofriense voltou para o segundo tempo com muita aplicação e um entusiasmo fora do comum. Com quatro minutos, já desperdiçara três boas oportunidades. Num lance rápido, o Vasco abriu o placar, aos 7?, num chute forte de Marco Brito. Logo depois, a bola bateu no braço de Coutinho dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. Têti cobrou bem, aos 10, e empatou. A Cabofriense virou o placar aos 25?, por meio do zagueiro Leandro, que completou para o gol em impedimento.
Aos 35?, Marco Brito, de pênalti, empatou para o Vasco. O visitante parecia esboçar uma reação, quando, aos 41?, Joãozinho fez um belo gol, numa finalização precisa de fora da área.