O que fazer durante 30 horas dentro de um navio entre a Europa e a África? A equipe brasileira Petrobras Lubrax aproveitou o tempo ocioso da viagem no Mar Mediterrâneo para traçar as estratégias de corrida no Rali Dakar 2003. A caravana da competição, formada por 490 carros, caminhões, motos e veículos de assistência, o maior número dos últimos 15 anos, desembarca hoje às 6h da manhã (3h de Brasília) em Tunis, na Tunísia, para a parte mais difícil e temida: o deserto.
André Azevedo, por exemplo, se reuniu com os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec, os outros dois integrantes do caminhão Tatra do time brasileiro. “A nossa idéia é tentar poupar ao máximo para não forçar a parte mecânica. Nas três edições anteriores do Dakar o pódio escapou das nossas mãos devido a problemas no caminhão quando estávamos bem posicionados”, relembra André.
E realmente faltou pouco. No último Dakar, mais uma vez o Brasil ficou fora do pódio na categoria caminhão. “Éramos segundo na classificação geral, mas desta vez quebrou uma peça da transmissão dianteira”, afirmou. André, Tomas e Mira perderam muito tempo no deserto para trocar a “cruzeta”. Resultado: acabaram em décimo na classificação geral.
Depois de um prólogo em Marselha e duas etapas especiais em Narbonne (França) e Castellon (Espanha), o Dakar terá neste domingo a primeira prova na África, entre Tunis e Tozeur, na Tunísia. O dia não será tão longo, com 463 quilômetros no total e 25 cronometrados. “A especial, que é onde corremos contra o relógio, será a mais curta de todas as previstas na África. Acredito que o rali começa a esquentar a partir de segunda-feira”, acredita Azevedo. O trecho será entre Tozeur e El Borma, ainda na Tunísia, com 285 quilômetros cronometrados (494 no total incluindo os deslocamentos). Ali os competidores vão enfrentar as primeiras dunas do Saara. “A partir deste dia o panorama do rali começará a ficar mais claro”, disse André.
Além do caminhão Tatra de André Azevedo, a equipe Petrobras Lubrax disputa outras duas categorias. Klever Kolberg e Lourival Roldan correm de carro com um Mitsubishi Pajero Full. Jean Azevedo compete entre as motos, de KTM 660. O Dakar 2003 atravessará cinco países no total. Além da França, Espanha e Tunísia, a competição passará pela Líbia e terminará no Egito, dia 19 de janeiro. Serão 8.552 quilômetros.