Lucélia de Carvalho pode nunca ganhar uma medalha olímpica, já que o caratê não faz parte do programa olímpico, mas pode se orgulhar de ser a mulher brasileira recordista de ouros pan-americanos. Nesta sexta-feira, a carateca de 33 anos chegou à sua quarta medalha dourada ao vencer a categoria até 68kg no Pan de Guadalajara.
Na decisão do ouro, Lucélia venceu a mexicana Yadira Lira, por decisão dos árbitros após empate em 0 a 0. Antes, ela havia superado uma costa-riquenha e uma chilena na fase de grupos (empatou com a cubana) e bateu Yoly Guillen, da Venezuela, na semifinal. Ela repete o ouro que conquistou também em Winnipeg, Santo Domingo e no Rio, mantendo os 100% de aproveitamento.
Antes, Lucélia havia visto seu marido, Douglas Brose, faturar o bronze na categoria até 60kg. Ele perdeu na semifinal para Andres Rendon, da Venezuela. Outra brasileira que conquistou bronze para o Brasil no caratê, nesta sexta, foi Jéssica Cândido, que perdeu a semifinal para Ana Villanueva, da República Dominicana. Até aqui, o Brasil soma um ouro e três bronzes no caratê do Pan. Valéria Kumikazi (até 55kg) é a única brasileira a lutar no sábado.