Curitiba será a sede da 15ª edição do Mundial de Karatê Tradicional, que acontecerá em outubro de 2010. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) pelo secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo, e o vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Luiz Otávio Mussi Augusto. A cidade foi escolhida após disputar uma vaga com Varsóvia, Jerusalém e Istambul. As disputas acontecerão na PUC. “O evento vai colocar Curitiba dentro do cenário mundial, mostrando as qualidades da cidade aos turistas, que virão futuramente na Copa do Mundo de 2014”, afirmou Rudimar Fedrigo.
O campeonato reunirá mais de 4 mil atletas em Curitiba, além de turistas que virão para a cidade. “A vinda do Mundial de Karatê promoverá ainda mais o esporte e trará divisas econômicas para a Curitiba”, afirmou o vice-reitor da PUC, Luiz Otávio Mussi Augusto. Para o do diretor técnico da CBKT, Gilberto Gaertner, a competição aumentará a procura pelo esporte, promovendo a qualidade de vida de Curitiba.
O secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo, afirmou que serão mobilizadas diversas secretarias da Prefeitura para organizar o campeoanto para a cidade. A previsão do diretor técnico da CBKT, Gilberto Gaertner, é que o Mundial de Karatê-Dô atraia mais de 4 mil atletas de 40 países para Curitiba. Haverá quatro disputas, sendo a principal o 15º Mundial de Karatê-Dô Tradicional. Também acontecerão o Mundialito de Karatê, o 2º Budo Internacional Conferece e o 2º Mundialito Junior e Juvenil de Karatê-Dô Tradicional. A última vez que o Mundial veio ao Brasil foi em 1996, em São Paulo.
O pró-reitor da PUC, Robert Carlisle Burnett, afirmou que a universidade será o local das discussões científicas e também para ações sociais. O tricampeão mundial e atleta incentivado pela lei do esporte da Prefeitura de Curitiba Ricardo Guzzi aposta na conquista de medalhas para o Brasil. “Em Curitiba, a delegação brasileira estará em casa e terá o apoio da torcida”, afirmou.