Alegando cansaço, o tenista suíço Roger Federer anunciou nesta sexta-feira que desistiu de disputar o Masters 1000 de Xangai, que começa no dia 9 de outubro, na China. Assim, ele deve voltar a jogar apenas no Torneio da Basileia, na Suíça, marcado para começar em 31 de outubro.
Número 3 do mundo, Federer defendeu no último fim de semana a equipe da Suíça na repescagem da Copa Davis, ajudando na vitória sobre a Austrália por 3 a 2. Mas, diante do desgaste físico, desistiu de jogar no próximo Masters 1000, série que reúne nove dos principais torneios do circuito.
“Depois de consultar meu staff, eu lamentavelmente decidi desistir do Masters de Xangai para ter o descanso necessário e me recuperar. Tenho que cuidar de algumas lesões, mas espero voltar ao circuito rapidamente”, afirmou Federer, que é dono do recorde de 16 títulos em torneios do Grand Slam.
Além de Federer, o Masters de Xangai pode ficar sem o sérvio Novak Djokovic. Grande sensação da temporada, na qual já conquistou 10 títulos e soma 64 vitórias em 67 jogos, o número 1 do mundo se recupera de contusão nas costas e também deve desistir da disputa da competição na China.