Rio – O desgaste passou a ser um dos principais adversários da seleção brasileira para o jogo de quarta-feira, contra o Paraguai. Como a maioria dos convocados atua na Europa e só pôde ser liberada após os compromissos por seus clubes no fim de semana, muitos viajaram de 11 a 13 horas para o Brasil e, hoje, seguem do Rio e de São Paulo até a capital do Paraguai, Assunção, local da partida. Com a greve da Polícia Federal e as longas filas nos aeroportos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu retardar em quase duas horas a decolagem do vôo fretado da seleção, previsto para sair hoje, às 10h, do Rio e às 11h, de São Paulo.
Isso significa dizer que haverá menos tempo para o grupo ficar junto em Assunção. Embora nenhum treino esteja programado para hoje, o técnico Carlos Alberto Parreira quer aproveitar o máximo de tempo possível para conversar com os atletas e falar sobre o time do Paraguai. Um vídeo com caracaterísticas individuais de cada atleta do rival sul-americano será exibido no hotel da delegação. O grupo realizará apenas um treino, amanhã, antes do jogo. “Quero que os jogadores descansem bastante na segunda-feira. Vão estar sob o impacto de duas viagens longas; sem falar no tempo que devemos perder com as prováveis filas nos aeroportos”, disse Parreira.
Ele só anunciará a escalação oficial amanhã, mas até antes do término da rodada de fim de semana dos principais campeonatos europeus não tinha dúvidas na formação do time. A ausência de Kléberson, cortado por contusão, deixou o técnico mais à vontade para escalar Renato, do Santos. Na verdade, o meia do Manchester United é o preferido de Parreira e pode recuperar a vaga de titular nas próximas rodadas das eliminatórias do mundial de 2006. Isso dependerá, também, do desempenho de Renato na partida de quarta e na seqüência de jogos do Santos.
Os outros convocados de última hora, Maicon, que vai ocupar o lugar de Belletti, e Felipe, para vaga de Alex, não devem ter oportunidade no jogo, salvo um imprevisto. A seleção vai fazer ?treino de reconhecimento? no Estádio Defensores Del Chaco, amanhã à tarde. Na quarta-feira, a delegação volta para o Brasil logo após a partida.