A cabeça e os pensamentos já estão voltados para o Campeonato Brasileiro Petrobras de Canoagem Velocidade marcado para amanhã, na raia olímpica do Parque Náutico Iguaçu, em Curitiba. Mas antes de entrar na água para lutar por medalhas, os canoístas brasileiros irão brigar por vagas no Pan-americano de Velocidade, que acontece no próximo fim de semana, também no Iguaçu. Além dos principais brasileiros, a Seletiva Petrobras reunirá os melhores canoístas das Américas, como a Argentina Fernanda Lauro, campeã sul-americana do K-1 nos 200, 500 e 1000m. Já próxima semana, no Pan-americano Petrobras, os atletas lutam por vagas no Pan de Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003.
As provas de hoje começam às 14h30. A seletiva definirá 28 vagas para o Pan Petrobras. Destas, 22 são destinadas à categoria masculina -K-1 Júnior (6), K-1 Sênior (8), C-1 Júnior (4) e C-1 Sênior (4), e seis para as mulheres -K-1 Júnior (4) e K-1 Sênior (2). “No feminino, as mais fortes são as adversárias. Se o Brasil conseguir o quarto lugar, será um ótimo resultado”, afirma Paul Imbriaco, da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
A número um do Brasil no caiaque (K-1), Ariela Pinto, terá nas paulistas Daniela Alvarez e Lidiane Ferreira as maiores adversárias no Brasileiro de Velocidade. Ambas têm boas chances de fazer frente à vascaína, campeã dos K-1 nos 200, 500 e 1000m.