O Comitê Executivo do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) anunciou neste sábado, em Guangzhou, na China, o programa das Paraolimpíadas do Rio 2016. Além das 20 modalidades que já faziam parte do programa de Londres 2012, foram incluídos a canoagem e o triatlo.
Sete modalidades disputavam o direito de fazer parte das Paraolimpíadas a partir dos Jogos do Rio: badminton, golf, futebol em cadeira de rodas elétrica, taekwondo, basquete para pessoas com deficiência intelectual, canoagem e triatlo. Mas apenas as duas últimas foram votadas e consideradas aptas a serem incluídas.
“A entrada da canoagem no programa das Paraolimpíadas Rio 2016 vai nos ajudar a trabalhar essa boa geração de paracanoístas e desenvolver ainda mais a modalidade”, comemorou o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner.
O principal nome do país nessa modalidade paraolímpica é o ex-BBB Fernando Fernandes, que ficou paraplégico após sofrer um acidente de carro em 2009. Ele conquistou neste ano o Campeonato Mundial de Paracanoagem.