Atletas treinam no Parque Náutico
do Iguaçu para as provas de canoagem.
Parque Iguaçu. Região do Boqueirão.

A Prefeitura de Curitiba iniciou ontem a instalação das barracas que deverão abrigar as equipes de 10 países inscritas nas provas de canoagem, e que deverão abrir o calendário dos 7º Jogos Sul-Americanos, neste sábado e Domingo (3 e 4).

Até amanhã estará pronta a instalação de toda a infra-estrutura necessária no Parque Náutico do Iguaçu, que deverá receber cerca de 30 mil pessoas, que acompanharão as provas na manhã de sábado e durante todo o domingo.

Durante a semana, a torre de cronometragem oficial também mereceu cuidados especiais das equipes de manutenção. Hoje, além dos partidores, dever´ser instalado o equipamento foto finish, que fotografa a chegada de cada grupo participante, identificando os ganhadores mesmo que as embarcações tenham chegado com diferenças de segundos.

Os Jogos Sul-Americanos, que começam hoje e vão até o dia 11, realizam-se simultaneamente em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Belém, reunindo atletas de 15 países e que disputam 34 modalidades esportivas.
O presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Argos Dias Gonçalves, disse que a seleção brasileira realiza treinos diários, das 9h às 11h30, e das 15h30 às 17h. O Brasil participa nas modalidades C-1 e C-2 (canoas), exclusivamente masculinas, e K-1-, K-2 e K-4 (caiaques), para homens e mulheres.

O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e vice-presidente da Federação Internacional de Canoagem,, João Tomasini Schwertner, afirma que a raia de Curitiba consolidou-se como endereço das grandes provas internacionais após o Mundial de Canoagem de 2001, um evento que não registrou nenhum erro técnico”.

Schwertner lembrou também que Argentina e Brasil deverão disputar as melhores colocações durante os Jogos Sul-Americanos. Nos últimos Jogos Sul-Americanos, realizados na cidade equatoriana de Cuenca, o Brasil obeteve medalhas em todas as provas, enquanto a Argentina, nas 10 modalidades de canoagem, só venceu a categoria velocidade.

Próximas etapas – A prova seletiva para os Jogos Pan-Americanos, na modalidade canoagem, também será realizada na raia olímpica do Parque Náutico de Curitiba, no dia 11 de outubro, seguindo-se o Campeonato Brasileiro, no mesmo local, dias 12 e 13.

E nos dias 19 e 20 de outubro, Curitiba é sede dos classificatórios para o Pan-Americano que em 2003. “Cada país terá, no máximo, 18 vagas, e o objetivo é classificar até 125 atletas na fase seletiva, escolhendo-se então os melhores”, diz Schwertner.

Os Jogos Pan-Americanos serão disputados por Antilhas Holandesas, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela, Uruguai, e ainda Antígua, Canadá, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Guatemala, Ilhas Virgens Britânicas e México.

Já de 18 a 20 de abril de 2003, Curitiba é sede da primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, que será disputada por até 20 países, enquanto outras 24 nações, de 23 a 25 de abril, também na raia olímpica do Parque Náutico, buscam classificação no pré-olímpico continental.

A infra-estrutura local, mais uma vez, segundo Argos Gonçalves, da Federação Parnaense de Cnoagem, garantiu Curitiba como sede do evento, que disputou a vaga como Canadá, em janeiro, durante encontro em Buenos Aires, na Argentina.
continua após a publicidade

continua após a publicidade