Os responsáveis pela candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016 e seus três adversários – Madri, Chicago e Tóquio – rodarão o mundo em 2009 para buscar votos decisivos para vencer a disputa. Até 2 de outubro, quando sai a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI), dirigentes viajarão muito para conseguirem a maioria dos votos em Copenhague, capital da Dinamarca, durante o Congresso do Comitê Executivo.

continua após a publicidade

Uma boa chance de conseguir votos será entre 22 e 27 de março, durante a exposição anual Sportsaccord, que em 2009 terá como palco a cidade americana de Denver. O encontro, que reúne diversos grupos ligados ao esporte – federações, comitês olímpicos, organizadores e promotores, entre outros – coincidirá com uma reunião da Comissão Executiva do COI, repetindo um costume de alguns anos.

Poucos dias depois, de 31 de março a 2 de abril, todos rumarão para Queenstown, na Nova Zelândia, onde ocorre a Assembléia-Geral dos Comitês Olímpicos da Oceania. Em junho, as quatro candidaturas terão a oportunidade de
conversar diretamente com os membros do COI num encontro organizado pelo próprio organismo em sua sede, na cidade suíça de Lausanne. Outro encontro repleto de membros do comitê olímpico será entre 26 de junho e 5 de julho, durante os Jogos Mediterrâneos, na cidade italiana de Pescara, e de 19 a 24 de julho, no Festival Olímpico da Juventude Européia, em Tampere (Finlândia).

continua após a publicidade