Candidatas a sediar Jogos de 2020 apresentam dossiês

A corrida para a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2020 entrou em uma fase crucial nesta segunda-feira, quando as três candidatas a receber o evento apresentaram seus dossiês ao Comitê Olímpico Internacional (COI), exatamente oito meses antes da votação.

Os líderes das candidaturas de Istambul, Madri e Tóquio entregaram os seus documentos na sede do COI, em Lausanne, na Suíça, dando início a uma importante etapa da disputam entre as cidades, que tentam superar retrospectos negativos. Madri concorre pela terceira vez consecutiva, Tóquio pela segunda vez seguida e Istambul pela quinta vez no geral.

A cidade japonesa é a única que já sediou o evento, em 1964. Istambul aposta no ineditismo de ser a primeira cidade de maioria muçulmana a receber uma Olimpíada. Já os responsáveis pela candidatura de Madri ressaltam a infraestrutura já existente como forma de minimizar os problemas financeiros da Espanha.

Os dossiês apresentam os projetos das cidades, com detalhes sobre locais de competição, orçamentos, garantias financeira, planos de segurança, acomodações e transportes, além de outros aspectos. Os documentos devem ser divulgadas publicamente pelas cidades candidatas nesta terça-feira.

A Comissão de Avaliação do COI, liderada pelo britânico Craig Reedie, vai visitar as cidades em março para preparar um relatório, que será entregue aos membros do comitê antes de uma reunião com os concorrentes em Lausanne, em julho. O COI irá escolherá a sede em uma votação secreta, em Buenos Aires, no dia 7 de setembro.

A disputa pela sede da Olimpíada de 2020 incluiu, inicialmente, seis candidatas, mas Roma abandonou o processo quando o governo italiano se recusou a oferecer apoio financeiro. Além disso, o COI eliminou Doha, no Catar, e Baku, no Azerbaijão, no ano passado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo