O canadense Robert Wickens é o primeiro piloto a conquistar uma pole no ressurgimento da Fórmula 2. Nesta sexta-feira, ele foi o mais rápido no treino classificatório para a etapa de Valência, na Espanha, que abre a temporada da categoria, recriada pela FIA para fazer frente na revelação de novos talentos à GP2, que é conduzida pelo dono dos direitos comerciais da Fórmula 1, Bernie Ecclestone.
Wickens fez sua volta mais rápida em 1min27s775 e superou por apenas 0s014 o alemão Tobias Hegewald. O espanhol Andy Soucek largará na terceira posição, e o brasileiro Carlos Iaconelli, único representante do País na categoria, sai em quarto, com o tempo de 1min27s955, a 0s180 do pole.
Iaconelli já havia se destacado nos treinos livres. Na segunda sessão, ele terminou em terceiro, atrás apenas do italiano Eduardo Piscopo e do australiano
Philipp Eng. No primeiro treino, ele terminou na décima colocação.
A Fórmula 2 é disputada por carros fornecidos pela Williams, adaptados do modelo utilizado em 2005 na F-1, com motores Audi. A pontuação segue o padrão da Fórmula 1, com 10 pontos para o vencedor, 8 para o segundo colocado e assim sucessivamente, em cada uma das provas. Ao fim da temporada, com 16 corridas, os dois piores resultados serão descartados.