Bianca Andreescu se tornou neste domingo a primeira canadense a vencer o Torneio de Toronto em 50 após a norte-americana Serena Williams precisar abandonar a decisão por causa de uma lesão, o que levou a partida a ter apenas 16 minutos de duração.
Andreescu estava em vantagem de 3 a 1 no primeiro set quando Serena pediu atendimento médico. Menos de um minuto depois, a arbitragem anunciou o abandono da norte-americana, assegurando a Andreescu o seu segundo título no circuito da WTA.
Serena foi às lágrimas, recebendo o consolo e abraço de Andreescu, que lhe disse o quanto a admira. “Não sou uma chorona, mas obrigado. Lamento que não pude fazê-lo hoje. Tentei, mas não pude”, afirmou a dona de 23 títulos dos torneios do Grand Slam.
Andreescu, de 19 anos, é uma das promessas da nova geração do tênis feminino, tanto que já venceu sete das dez primeiras colocadas no ranking. Na segunda-feira, ascenderá da 27ª para a 14ª posição, sendo que o 22º lugar era, até agora, o seu melhor desempenho.
“Não tenho palavras neste momento. Sou a primeira canadense a chegar à final e a ganhar o torneio desde 1969”, disse Andreescu. “Realmente foi um sonho que se tornou realidade”.