São Paulo
– Os campeonatos estaduais de 2004 ganharão, pelo menos, mais cinco datas para a realização de partidas, em relação às doze utilizadas neste ano. O anúncio foi feito ontem, pelo trio formado pelos presidentes das federações do Paraná, Onaireves Moura, do Rio de Janeiro, Eduardo Viana, o Caixa d?água, e de São Paulo, Marco Polo Del Nero. A trinca esteve reunida ontem na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com o secretário-Geral da entidade, Marco Antônio Teixeira, que solicitou 48 horas para dar uma resposta.“Já conseguimos 17 datas, mas o ideal seriam 22”, disse Caixa D?água após a reunião, que também teve representantes das federações catarinense e gaúcha. A previsão é a de que os campeonatos estaduais sejam realizados em três meses, entre os dias 25 de janeiro e 25 de abril. “Mas poderiam começar em 22 de janeiro. Ganharíamos mais uma data.”
De acordo com o presidente da Federação Paulista, os clubes desejam o aumento dos estaduais para conseguirem um “volume maior” de receitas. Del Nero destacou, ainda, que as equipes também teriam a oportunidade de atuar mais vezes, não ficando ociosas. Hoje Moura vai apresentar, na sede da Federação Parananese, em Curitiba, um esboço do paranaense da Série Ouro de 2004. Nesta reunião, Moura deverá confirmar o patrocínio da Globo para o estadual da próxima temporada.
O mesmo vai ocorrer na Federação Paulista, onde Del Nero, fará o anúncio extra-oficial da competição do próximo ano.
O dirigente explicou que a intenção é a de formar dois grupos, um com dez clubes e outro com onze, classificando-se os dois melhores de cada chave para a fase semifinal. No dia 6 de outubro acontece o arbitral da federação, onde os times acertarão os detalhes da disputa. O dirigente também já está negociando a comercialização dos direitos de transmissão com a TV Globo e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
A intenção é a de arrecadar pelo menos R$ 20 milhões. Representantes das federações estaduais baiana, mineira e paraense, que também possuem clubes na série A, não estiveram presentes ao encontro na CBF, mas o presidente da entidade carioca informou que todas apoiam a reivindicação feita ontem. Para Caixa d?água, a proposta já foi aceita, porque a CBF se mostrou “receptiva” à idéia. E problemas jurídicos com as leis vigentes no futebol não existirão, “porque foram homologadas após o início das competições deste ano”. Depois da reunião, os dirigentes foram unânimes em afirmar que o assunto de uma nova proposta de disputa do campeonato brasileiro de 2004 não foi discutido.