São Paulo – O Campeonato Paulista, enfim, volta a atrair a atenção do público. O torneio começa hoje com uma série de atrações. A disputa pelo título promete ser acirrada, pois o Corinthians – ou melhor, a MSI – investiu bastante e contratou jogadores de primeira linha, como Tevez e Carlos Alberto; o Santos reforçou seu ótimo elenco, campeão brasileiro de 2004; o São Paulo manteve a boa base e o Palmeiras garante que dará mais atenção ao futebol. Também não se pode ignorar o perigoso São Caetano, que é o atual campeão. E a torcida é para que a Portuguesa volte a dar trabalho.
Torcida, aliás, é o que a Federação Paulista de Futebol (FPF) mais espera ver nas arquibancadas. No ano passado, a competição foi um fracasso. A média de público não atingiu os 4.300 pagantes por jogo e decepcionou os organizadores do torneio. "O campeonato foi horrível", reconhece Marco Polo Del Nero, presidente da entidade. Ele espera, em 2005, pelo menos o dobro de torcedores nos estádios por partida – para ajudar, o preço dos ingressos foi reduzido de R$ 20,00 para R$ 15,00.
O campeonato será disputado no sistema de pontos corridos, como ocorre no Brasileiro desde 2003. A equipe que fizer mais pontos, em 19 rodadas e turno único, ficará com a taça, sem final. É certo que em 2006 e 2007 a fórmula será mantida. O encerramento do Paulista está marcado para o dia 17 de abril, pouco antes do começo do Brasileiro.
"Aposto num campeonato equilibrado", opina Del Nero, que lamenta não poder ver seu campeonato realizado em dois turnos por falta de datas.
Na primeira rodada, hoje, destaque para o confronto entre Palmeiras, com alguns reservas, e Internacional, às 15h30, em Limeira, e para Corinthians, ainda sem suas estrelas, e Mogi Mirim, no Pacaembu. Amanhã, o São Paulo estréia contra o Ituano e o Santos recebe a Portuguesa.