A Ethisports, empresa que gerencia o campeonato paranaense de 2005, acredita que conseguirá arrecadar entre 4 e 5 milhões em patrocínio para a competição. Tudo em função da venda do campeonato para uma rede de televisão aberta, a RPC. Após analisar propostas de algumas emissoras, a Ethisports, juntamente com uma comissão de clubes, bateu o martelo e vendeu o direito de transmissão dos 13 jogos que acontecerão nos finais de semana. “Com a visibilidade da televisão, o produto foi valorizado”, diz Ocimar Bolicenho, da Ethisports.
Segundo Bolicenho, a CNT e o SBT (TV Iguaçu) também se mostraram interessados na competição, mas teriam problemas de grades. “No caso da RPC, os jogos serão transmitidos no mesmo horário dos jogos do paulista e carioca”.
Outra emissora que estava interessada, mas não conseguiu viabilizar as transmissões, foi a Paraná Educativa, pelo fato de ser uma emissora estatal.
Além de garantir um jogo por semana na programação aberta, a comissão e a Ethisports também conseguiram um contrato com a NET e com a Sky, para a transmissão de uma partida pelo sistema de pay-per-view. Os valores das transmições não foram divulgados. “Mas vale destacar que o presidente do Coritiba, Giovani Gionédis, foi fundamental no momento de fechar o negócio, conseguindo uma melhora financeira significativa em relação à proposta inicial.”
Assinado o contrato com antecedência, a Ethisports espera ter tempo hábil de correr atrás de patrocinadores fortes, que possam render bons dividendos aos clubes paranaenses.