Há anos não se via um Campeonato Paranaense tão equilibrado. Restando apenas duas rodadas para o término da primeira fase do Estadual, apenas Coritiba e Maringá estão matematicamente classificados para a próxima etapa da competição, enquanto o Toledo já está garantido no Torneio da Morte. As outras nove equipes ainda brigam pelas seis vagas restantes no mata-mata e, consequentemente, para fugir do rebaixamento.
Coxa e Maringá, inclusive, só estão classificados por conta de confrontos diretos que acontecerão nas próximas rodadas. Mas ambos podem ser ultrapassados até mesmo pelo Cianorte, que é apenas o nono colocado e tem somente cinco pontos a menos que o líder. Porém, como alguns times que estão brigando pela classificação se enfrentam, os dois clubes já carimbaram suas vagas na segunda fase.
Outro que está bem perto de seguir vivo no Paranaense é o Rio Branco. Com 15 pontos, o time do litoral precisa de mais uma vitória para se classificar. Até mesmo um simples empate pode servir para o Leão da Estradinha, desde que aconteça algumas combinações de resultados, como o Londrina vencer o J.Malucelli e Atlético x Paraná Clube não terminar empatado. Apesar de o Rio Branco chegar a 16 pontos, assim como o Maringá, que já está classificado, o time parnanguara não depende apenas de si por causa do número de vitórias (quatro, contra cinco do time da Cidade Canção).
Prudentópolis e Londrina também precisam de mais um triunfo para avançar. O Prude se beneficia pelo fato de enfrentar na última rodada o Cianorte, nono colocado. Ou seja, basta vencer o confronto direto para não ser mais alcançado por nenhum time fora do G-8. Situação semelhante à do Tubarão, que pega o J.Malucelli na quarta-feira e, se vencer, se classifica, uma vez que abriria quatro pontos em relação ao Jotinha. Mesmo que Furacão e Tricolor vençam na próxima rodada, como se enfrentam na sequência, apenas um dos dois poderia passar o LEC.
Mais complicado
Se os cinco primeiros, se não estão classificados, estão muito próximos disso, do sexto colocado para baixo a situação é bem mais delicada. A vitória do Atlético sobre o J.Malucelli e o empate entre Londrina e Paraná no último sábado embolou ainda mais a classificação. Para dependerem apenas de suas forças, Furacão, Tricolor e Jotinha, que no momento estariam classificados, precisam mais do que uma vitória. Por outro lado, um pode ajudar o outro. Se os três vencerem no meio da semana, todos precisam de um simples empate na última rodada para avançar.
Primeiro fora do G-8, o Leão do Vale vive situação semelhante. Por ter dois confrontos diretos na tabela (Operário e Prudentópolis), se vencer os dois duelos se classifica, independentemente de outros resultados. Além disso, como os quatro que estão acima dele também fazem dois confrontos diretos, quatro pontos podem ser o suficiente para o Leão do Vale beliscar uma vaga. Para o Fantasma, que tem onze pontos, o duelo com o Cianorte será fundamental. Uma derrota já elimina o time de Ponta Grossa. Mas, se vencer, termina a rodada entre os oito primeiros e pode até pensar em classificação empatando com o J.Malucelli.
Até mesmo o Arapongas, que tem apenas sete pontos somados, pode sonhar com o título estadual. Porém, depende de um milagre praticamente. Além de vencer seus dois jogos por uma boa diferença de gols, ainda terá que torcer para que o Cianorte empate com o Operário e perca para o Prudentópolis. Não bastasse isso, é preciso também que ou o J.Malucelli perca para o Londrina e empate com o Operário, ou que Paraná e Atlético percam na próxima rodada. No caso de um deles vencer, quem ganhar também precisa levar a mel,hor no clássico na rodada derradeira.