Campeonato Paranaense está pegando fogo

Está chegando a hora! Em menos de uma semana serão conhecidos os classificados e os rebaixados no campeonato Paranaense 2009.

Sem levar em consideração o problema envolvendo o artigo 9.° do regulamento, este Estadual vem sendo um dos mais disputados e equilibrados dos últimos anos. A fórmula mudou e alguns clubes do interior contrataram e se prepararam melhor para a disputa.

Na parte de cima da tabela, Atlético e Coritiba estão classificados. Já estão quase lá Nacional, Cianorte, Iraty, J.Malucelli, dependendo apenas de mais uma vitória em dois jogos para se garantirem matematicamente. Pelas duas vagas que restam, oito equipes estão na parada.

Na briga contra a degola a situação mais crítica é a do Londrina. O Tubarão é o lanterna do certame com 13 pontos e só tem mais um jogo a fazer: contra o Coxa. Além de ter que vencer de qualquer maneira, a equipe do Norte do Estado ainda precisa torcer por uma combinação de resultados.

A situação do Paraná Clube é a mais curiosa. Apenas um ponto separa o Tricolor do céu e do inferno. Caso o time da Vila Capanema não consiga vencer o Foz do Iguaçu neste sábado, todas as fichas serão jogadas na partida derradeira, frente ao Iguaçu em casa.

Na próxima quinta-feira (26), a segunda fase do campeonato será decidida no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que irá julgar o recurso do Atlético. O Estadual corre o risco até de parar, mas o bom senso deverá prevalecer para que se tenha seguimento com o Paranaense.