Por mais que estejamos no meio do Campeonato Brasileiro, e com uma Copa do Mundo prestes a começar, é no Campeonato Paranaense que se forma a identidade do futebol do Estado.

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É esta a filosofia dos responsáveis pelo marketing dos clubes da capital. Por isso, 2011 pode ser um ano de mudança radical na visão estratégica do Trio de Ferro – que vai se refletir no torcedor.

Ao falar da “agenda positiva”, o atleticano Paulo César Verardi faz uma associação com o campeonato gaúcho – de qualidade técnica igual, no mínimo, ao paranaense.

“Nos últimos quatro ou cinco anos, houve um crescimento grande dos investimentos nos clubes e na própria competição. As empresas locais apostam. Isto faz com que as equipes do interior sejam também beneficiadas. E motiva o campeonato inteiro. Por que não podemos repetir isto no Paraná”, questiona.

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É uma espécie de “círculo virtuoso’, que vai desaguar nos direitos de transmissão. “Os mineiros e os gaúchos ganham muito mais que a gente pelo Estadual. E já foi pior, tivemos que dividir menos dinheiro do que foi este ano”, recorda o vice-presidente do Paraná Clube, Waldomiro Gayer Neto.

“E a gente precisa valorizar o Estado. Estes dias, o Atlético ia jogar com o Internacional em Porto Alegre, e eu tive que assistir na TV aberta o jogo do São Paulo”, lamenta Verardi.

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Com um Estadual forte, os clubes têm maiores chances de angariar sócios desde o início do ano. “E podemos fazer mais projetos, motivar ainda mais o torcedor sócio”, diz Roberto Pinto, diretor de marketing do Coritiba.

“A gente pode até pensar em fazer algum jogo no interior”, diz Paulo César Verardi. “E preparando trabalhos conjuntos no marketing”, complementa Roberto Pinto.

Tal ideia, entretanto, depende muito de dois setores, segundo os dirigentes. “A Federação tem que estar conosco nesta ideia, para que os clubes ganhem”, avisa o superintendente de marketing do Atlético. “E a imprensa precisa apoiar as boas iniciativas que partem daqui”, finaliza Roberto Pinto, o diretor alviverde.