Estadual com 13 times?

Campeonato Paranaense de 2012 pode ter 13 times

A cada dia que passa, o Campeonato Paranaense de 2012 vai ficando cada vez mais ameaçado. Depois do imbróglio entre Paraná Clube e Rio Branco, que disputam na justiça desportiva quem irá disputar a competição do ano que vem, agora o Foz do Iguaçu está pleiteando uma possível vaga na elite do Estado e quer participar do arbitral marcado para 4 de novembro.

O clube se diz prejudicado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) que o puniu com a perda de seis pontos, e, consequentemente, o tirou da segunda fase da Segunda Divisão. Por isso, o clube entrou com um recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para reaver o seu direito. “Tão logo perdemos no TJD, nós acionamos o STJD, buscando uma solução. Agora porque demorou tanto para entrar em pauta lá eu não sei dizer”, explicou o advogado do Foz, Domingos Moro.

O rolo começou em julho. No dia 7, na partida contra o Iguaçu, o lateral-direito Alison do Foz do Iguaçu recebeu um cartão amarelo, o terceiro da série, e foi suspenso na rodada seguinte. Porém, o próximo jogo do clube era contra o São José, que havia desistido do torneio, e o time não precisou entrar em campo, vencendo por W.O. Com isto, Alison foi relacionado na partida seguinte, contra o Sport de Campo Mourão.

Com os pontos somados, a equipe acabou se classificando para as semifinais, mas o TJD considerou o Foz como culpado e o puniu com a perda de seis pontos, tirando-o da competição e dando a vaga na próxima fase ao Nacional. O clube até recorreu e conseguiu um efeito suspensivo, paralisando o campeonato. Foi julgado novamente, mas, por unanimidade, inclusive com um voto do auditor que concedeu o efeito suspensivo, teve a pena mantida pelo Tribunal. “Se aquela partida for considerada como W.O, ela vale como cumprimemto de suspensão automática. Então o jogador teria condições de atuar”, afirmou Moro.

O julgamento será realizado na próxima quinta-feira e mais uma vez o futuro do Paranaense 2012 está nas mãos do STJD, que pode manter Londrina e Toledo como campeão e vice da Segundona, como também exigir a realização novamente da fase final do torneio, ou incluir o Foz do Iguaçu como o 13.º representante na Primeira Divisão.

Caso Rio Branco

Já o julgamento do caso Rio Branco deve acontecer apenas no final do mês de novembro. Entre os dias 20 e 24 deste mês, acontecerá em Curitiba uma conferência nacional dos advogados, onde ocorrerá uma sessão do STJD. Nestes casos, existe a preferência para a participação de membros do local. Com isto, é grande a probabilidade do julgamento que definirá quem ficará na elite estadual seja entre estes dias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna