Campeonato Paranaense começa cheio de raça

Amanhã, a partir das 17h, será dado o pontapé inicial do Campeonato Paranaense 2013. Embora todo ano seja criticado, seja pela fórmula, por ser muito longo, pela falta de qualidade técnica ou por atrair poucos torcedores aos estádios, o certo é que o Estadual é o principal torneio do Paraná, sendo a única competição em que há a certeza de que uma equipe do Estado ganhará um título na temporada.

Críticas à parte, a edição deste ano tem ingredientes que podem torná-la interessante. Uma delas é a volta do Paraná Clube à elite. Após disputar a Segunda Divisão em 2012, o Tricolor retornou e, assim, o Trio de Ferro está mais uma vez reunido, garantindo seis clássicos no primeiro semestre, e que podem todos ser disputados no estádio Couto Pereira. Outro ponto que pode deixar o Paranaense mais disputado é a possibilidade de o Coritiba conquistar o tetracampeonato, fato que só foi alcançado duas vezes nas 98 edições realizadas até então. Primeiro, foi o próprio Coxa que conseguiu tal façanha (entre 1971 e 1974). Depois, foi a vez do Paraná Clube, que levantou a taça entre 1993 e 1996. Nos últimos 16 Estaduais, quem chegou mais perto de um tetra foi o Atlético, campeão entre 2000 e 2002, sendo o último o Supercampeonato Paranaense – o Iraty foi o campeão paranaense naquele ano.

Por falar nos clubes do interior, a expectativa é que os pequenos incomodem os grandes e briguem forte pelo título, que não sai da capital desde 2007, quando o Paranavaí voltou pra casa com o troféu. A começar pelo Rio Branco. No ano do seu centenário, o Leão da Estradinha quer fazer bonito e, pelo menos, conquistar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil do ano que vem.

Outro que investiu pesado em contratações foi o Operário. O Fantasma contratou jogadores tarimbados, como os meio-campistas Sandro e Rone Dias. O Londrina, com Sérgio Malucelli como gestor, não ficou muito atrás e trouxe o meio-campo Celsinho, que surgiu como uma grande promessa na Portuguesa, em 2005, e teve passagens por Lokomotiv, da Rússia, e Sporting, de Portugal. O atleta, inclusive, teve apresentação de astro no Tubarão, com direito a chegada de helicóptero. O esforço do Tubarão é para voltar a ser a grande força do interior, após dois anos na Segundona e um modesto quinto lugar ano passado.

Já Cianorte, quinto lugar na Série D do ano passado, e Arapongas, atual campeão do interior, querem manter a hegemonia no Estado, apesar de pouco se falar dos dois times neste início do ano. Quem quer ser a surpresa do campeonato é o J.Malucelli. Após a parceria com o Corinthians, nos últimos três anos, o clube retomou o seu antigo nome, com o qual foi vice-campeão paranaense em 2009. Nacional, Paranavaí e Toledo também esperam surpreender os favoritos.

Porém, nem tudo são flores. Dos 12 participantes do Campeonato Paranaense 2013, um parece não fazer a mínima questão de disputar o título. Com uma equipe sub-23, e sem assinar com a TV que detém os direitos de transmissão, o Atlético demonstra disposição de boicotar o torneio, do qual não é campeão desde 2009.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo