Uma multidão recebeu os campeões do Rally Dakar em Buenos Aires na tarde deste domingo. Os mais de 280 competidores que conseguiram completar o percurso de 9,2 mil quilômetros pelo continente sul-americano desfilaram ovacionados por fãs e curiosos nos arredores da sede administrativa do evento, na zona norte da capital argentina.
Nas motos, o piloto espanhol Marc Coma levou o bicampeonato. Entre os carros, o sul-africano Giniel De Villiers foi o melhor. O russo Firdaus Kabirov ganhou na categoria caminhões e o tcheco Josef Machacek fez o mesmo nos quadriciclos. O melhor brasileiro no Rally Dakar foi André Azevedo, sexto entre os caminhões.
Apesar de não ter conquistado o título, o mais festejado no retorno dos competidores à cidade de Buenos Aires foi o argentino Marcos Patronelli. Convertido em ídolo nacional ao longo dos últimos quinze dias, o piloto foi ovacionado por milhares de compatriotas depois de chegar na segunda colocação entre os quadriciclos.
Argentinos e chilenos têm grandes esperanças de receber o Rally Dakar na próxima temporada. No entanto, o francês Ettienne Lavigne, diretor da prova, não confirmou o retorno em 2010 e ainda disse que conta com algumas opções para sediar a corrida. Voltar ao continente africano é uma das alternativas.