Inicia-se amanhã o ano hípico 2002/2003, com a mudança de idade de todos os animais registrados no Stud Book Brasileiro.
As estatísticas oficiais da temporada, promovida pelo Jockey Club do Paraná, foram encerradas com a reunião da última quinta-feira e a decisão foi entre os treinadores.
Criadores
O Haras J.B. Barros, de Jael Bergamaschi Barros, sagrou-se campeão entre os criadores, com expressivo número de vitórias, mas muito ameaçado pelo Haras Santa Maria de Araras, de Júlio Rafael Bozzano, cujos produtos também brilharam no Tarumã. O Haras Ponta Porã foi o terceiro, seguindo-se os Haras Curitibano, Palmerini, Kigrandi e Xará.
Proprietários
O destaque entre os proprietários foi o Stud Mandrake, de Ricardo Slaviero, seguido de perto pelo Haras Campo Belense, de Henrique Mascarello. A seguir, Stud Gold Black, Haras J.B. Barros, Gianni Franco Samaja e Haras Belmont.
Treinadores
Márcio Ferreira Gusso obteve mais um título de campeão, desta vez em difícil decisão, pois só nas duas últimas reuniões conseguiu vantagem sobre Pedro Nickel Filho. Carlos Pereira Gusso, na terceira colocação, demonstrou sua regularidade, figurando sempre entre os primeiros.
Jóqueis
Zeferino Moura Rosa venceu a estatística dos jóqueis, destacando-se mais uma vez como excelente jóquei, que este ano atuou em Dubai, dirigindo Cacique Bar. Ângelo Márcio de Souza, outro bom valor profissional do turfe paranaense, também brilhou com o título de vice-campeão. Jair de Jesus Souza, com brilho, foi o terceiro colocado.
Aprendiz
Destaque, ainda, para o aprendiz Manoel Marques dos Santos, que foi o melhor da temporda, com 20 vitórias e muitas vezes demonstrando ser um piloto de grande futuro. João Maria Sutil, aprendiz que deixou o Tarumã para exercer suas atividades em São Paulo, foi outro valor entre os alunos da escola.
Reprodutores
Minstrel Glory, mais uma vez, destacou-se vencendo a estatística de reprodutores, demonstrando que seus filhos correm muito na pista do Tarumã. Burooj, embora com menos produtos, foi o segundo colocado, constituindo-se em boa revelação para a criação do PSI no Paraná. Choctaw Ridge e New Colony também estiveram em evidência.
Animais
Roaming-Sky, defendendo as cores de João Gasparin Filho, sob os cuidados de Márcio Ferreira Gusso, foi o cavalo que mais venceu na temporada, merecendo destaque, ainda, Marco di Colony, do Haras Curitibano, que brilhou em provas clássicas.